Servidor federal é preso por armazenar conteúdo pornográfico infantil

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encontrou mais de 500 arquivos de pornografia infantil na casa do investigado, no Jardim Botânico

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

PCDF/Reprodução
4904562909699485360
1 de 1 4904562909699485360 - Foto: PCDF/Reprodução

Um servidor público do governo federal, de 49 anos, foi preso em flagrante nesta quinta-feira (24/7), pelo armazenamento de centenas de arquivos com conteúdo pornográfico infantil.

Ele foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), durante o cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão na casa dele, no Jardim Botânico. A corporação não divulgou a identidade do investigado.

O Metrópoles apurou que o servidor trabalha desde 2023 no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental.

Veja imagens da operação:

Servidor federal é preso por armazenar conteúdo pornográfico infantil - destaque galeria
3 imagens
Investigado mora no Jardim Botânico
Ele trabalha como servidor do Governo do Distrito Fderal (GDF)
Cumprimento de mandados de busca e apreensão levaram a prisão em flagrante de servidor
1 de 3

Cumprimento de mandados de busca e apreensão levaram a prisão em flagrante de servidor

PCDF/Reprodução
Investigado mora no Jardim Botânico
2 de 3

Investigado mora no Jardim Botânico

PCDF/Reprodução
Ele trabalha como servidor do Governo do Distrito Fderal (GDF)
3 de 3

Ele trabalha como servidor do Governo do Distrito Fderal (GDF)

PCDF/Reprodução

Peritos do Instituto de Criminalística da PCDF encontraram o material enquanto acompanhavam a operação. Em apenas um dos dispositivos apreendidos, havia cerca de 500 fotos e vídeos de abuso sexual infantil.

O número é ainda maior do que o previsto inicialmente pela investigação, que havia identificado mais de 300 mídias suspeitas.

Conduzida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a investigação revelou que o servidor usava serviços de armazenamento em nuvem para guardar os arquivos e acessava o conteúdo por meio de dois e-mails: um pessoal e outro funcional, vinculado ao local onde trabalha.

Durante as buscas, além dos arquivos digitais, os agentes encontraram brinquedos infantis e fotografias suspeitas na casa do investigado.

Ele acabou preso e autuado em flagrante pelo crime de armazenamento de pornografia infantil. A pena pode chegar a quatro anos de prisão. Agora, a Polícia Civil investiga se ele também produzia parte do conteúdo encontrado nos dispositivos.

Por meio de nota, o Mapa informou que, ao saber da operação da PCDF, “acionou imediatamente as unidades internas competentes para dar início às apurações cabíveis”.

“Nesse contexto, a corregedoria do ministério atuará em interlocução com as autoridades envolvidas, solicitando informações e dados necessários para subsidiar os desdobramentos disciplinares”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?