Servidor do DF terá ponto facultativo nesta sexta. Veja o que abre e fecha

Data entra pela primeira vez no calendário oficial do DF. Assim, os órgãos públicos estão dispensados da obrigatoriedade de funcionar

atualizado 19/11/2020 18:24

Palácio do BuritiHugo Barreto/Metrópoles

Nesta sexta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, será feita uma reflexão sobre a importância do negro na sociedade e a luta diária contra o racismo. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares.

Neste ano, pela primeira vez, a celebração vai impactar no calendário do expediente do governo, com ponto facultativo. Veja o que abre e o que fecha em relação ao serviços no Distrito Federal.

Saúde

Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funciona de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

As unidades básicas de saúde (UBS) e as Farmácias de Alto Custo não funcionarão na sexta-feira. O atendimento volta no dia seguinte. No caso das UBSs, retornam neste dia as unidades que abrem aos sábados. As demais voltam na segunda-feira (23/11).

As farmácias de alto custo funcionarão, no sábado, das 7h às 12h. Ambulatórios e policlínicas fecham na sexta e reabrem na segunda.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I, II e AD estarão fechados na sexta-feira (20/11). As exceções são os Caps do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e na articulação em rede, que estarão com atendimento 24 horas por dia.

A Fundação Hemocentro de Brasília informa que o atendimento será normal, com funcionamento das 7h às 18h. Lembrando que, devido à pandemia do novo coronavírus, é preciso agendar a doação de sangue ou o cadastro como doador de medula óssea.

Transporte

A Secretaria de Transporte e Mobilidade informa que os ônibus vão operar com tabela normal de dia útil. As linhas, os horários e os itinerários podem ser consultados no site DF no Ponto. O metrô também opera em escala de funcionamento normal, das 5h30 às 23h30.

Segurança e fiscalização

A celebração não altera o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O serviço operacional funciona em regime de escala e ininterruptamente. Assim como a Polícia Militar.

Na Polícia Civil, haverá ponto facultativo nas delegacias especializadas, á exceção da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não realizará atendimento ao público. No entanto, os serviços disponíveis no site e no aplicativo Detran Digital funcionam normalmente.

No Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não haverá atendimento ao público. As operações de reversões na subida do Colorado e na Estrutural ocorrerão normalmente.

0
Lazer

Parques, cinemas e o Jardim Zoológico de Brasília, assim como o comércio em geral, funcionarão normalmente. O Museu Nacional da República abre normalmente e funciona das 10h às 16h. O Memorial dos Povos Indígenas, o Centro Cultural Três Poderes e o Museu Vivo da História Candanga não funcionarão.

O Mirante da Torre de TV funciona normalmente, das 12h às 18h.

Porém, por se tratar de ponto facultativo, o Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego, bem como as vias W3 Sul (onde ocorre o projeto Viva W3) e a avenida principal do Paranoá (onde ocorre a Rua do Lazer do Paranoá) permanecerão liberadas para o trânsito de veículos.

Outros serviços

Todas as unidades do Na Hora estarão fechadas. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) ficará aberta. A Companhia Energética de Brasília (CEB) também estará funcionando com escala normal.

Os serviços vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que são as unidades do Na Hora, do Procon e os Conselhos Tutelares, não atenderão no ponto facultativo.

No entanto, os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender a demandas urgentes, pelos telefones 3213-0657, 3213-0763 e 3213-0766, ou pelo e-mail [email protected]

Restaurantes comunitários e unidades de acolhimento

Os serviços vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), como os restaurantes comunitários e as unidades de acolhimento à população em situação de vulnerabilidade, funcionarão normalmente.

Últimas notícias