metropoles.com

Servidor do Detran-DF usa veículo oficial do órgão para circular pela cidade

Carro chegou a passar dias parado em um estacionamento público de Águas Claras enquanto o funcionário estava de viagem

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

A legislação que regulamenta o uso de carros oficiais do Distrito Federal prevê que o veículo utilizado por servidores públicos seja recolhido à garagem de cada órgão de origem após o serviço. Isso deveria valer para toda frota do poder público brasiliense, mas, no Departamento de Trânsito (Detran), há uma exceção à regra.

O beneficiado é justamente o assessor especial da Direção do Detran, Jairo Braga. Ele tem feito da Parati JGZ 5906/DF (foto) – de placa branca – seu verdadeiro carro particular. O veículo passa os fins de semana na vaga pública em frente ao bloco onde o servidor mora em Águas Claras.

Na última semana de dezembro e início de novembro, por exemplo, o carro ficou no estacionamento em frente ao Lote 7 da Rua 37 de Águas Claras e não saiu para nada. O motivo: Jairo estava de férias em Rio Quente, no interior de Goiás, conforme publicou em sua página no Facebook.

Chama também a atenção o fato de o carro não ser identificado como as outras viaturas que levam a logomarca do departamento e as cores que são símbolos da autarquia: preto e amarelo.

No Decreto Número de 32.880, de 20 de abril de 2011, o inciso 2º do artigo 6º determina que todos os veículos oficiais sejam identificados visualmente com adesivos do órgão, exceto nos casos que exijam atuação pessoal reservada ou sigilosa devidamente justificada.

O único departamento que obtém a ressalva é o Serviço de Inteligência composto por agentes de trânsito, o que não é caso de Jairo, que ocupa cargo de assessor especial. “Esse serviço descaracterizado existe para flagrar veículos com impostos e multas em aberto”, explicou um agente de trânsito, que pediu para não ser identificado.

Arte/Metrópoles

Ao tomar conhecimento do fato, a diretoria do Detran entrou em contato com o servidor, que sofreu uma fratura no tendão e está de atestado, o que o impossibilita de dirigir. Por meio da assessoria de comunicação, o Detran afirmou que, “a direção providenciou o recolhimento do veículo e que vai apurar as falhas de procedimento do servidor”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?