Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Semob não vê condições para criar "tarifa zero" no DF e descarta aumento de passagens

Chefe da Semob, Flávio Murilo afirmou que, atualmente, não há condições para implementar a tarifa zero para usuários de transporte público

12/07/2023 19:25, atualizado 12/07/2023 19:54
Compartilhar notícia
Matheus Veloso/Metrópoles
Metrópoles entrevista o novo Secretário de Mobilidade do DF, Flávio Murilo - Metrópoles

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira, afirmou, durante entrevista ao Metrópoles, que atualmente não existem condições para implementar a tarifa zero para os usuários de transporte público do DF. Apesar disso, o chefe da Semob descartou, neste momento, um possível aumento no valor das passagens.

Semob não vê condições para criar “tarifa zero” no DF e descarta aumento de passagens - destaque galeria
8 imagens
Chefe da Semob descartou, neste momento, um possível aumento no valor das passagens
Oliveira comenta que, atualmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) é responsável pelo pagamento de 70% dos custos referentes ao transporte da capital federal
Mesmo com os problemas orçamentários, o secretário afasta a possibilidade dos usuários sofrerem com um aumento nas passagens
Para isso, a Semob está fazendo sacrifícios  para não impactar o trabalhador do sistema
"Não posso falar com certeza que não vai fazer, mas não está no nosso horizonte que se tenha aumento na tarifa do usuário", disse o secretário
Metrópoles entrevista o novo Secretário de Mobilidade do DF, Flávio Murilo
1 de 8

Metrópoles entrevista o novo Secretário de Mobilidade do DF, Flávio Murilo

Matheus Veloso/Metrópoles
Chefe da Semob descartou, neste momento, um possível aumento no valor das passagens
2 de 8

Chefe da Semob descartou, neste momento, um possível aumento no valor das passagens

Matheus Veloso/Metrópoles
Oliveira comenta que, atualmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) é responsável pelo pagamento de 70% dos custos referentes ao transporte da capital federal
3 de 8

Oliveira comenta que, atualmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) é responsável pelo pagamento de 70% dos custos referentes ao transporte da capital federal

Matheus Veloso/Metrópoles
Mesmo com os problemas orçamentários, o secretário afasta a possibilidade dos usuários sofrerem com um aumento nas passagens
4 de 8

Mesmo com os problemas orçamentários, o secretário afasta a possibilidade dos usuários sofrerem com um aumento nas passagens

Matheus Veloso/Metrópoles
Para isso, a Semob está fazendo sacrifícios  para não impactar o trabalhador do sistema
5 de 8

Para isso, a Semob está fazendo sacrifícios  para não impactar o trabalhador do sistema

Matheus Veloso/Metrópoles
"Não posso falar com certeza que não vai fazer, mas não está no nosso horizonte que se tenha aumento na tarifa do usuário", disse o secretário
6 de 8

"Não posso falar com certeza que não vai fazer, mas não está no nosso horizonte que se tenha aumento na tarifa do usuário", disse o secretário

Matheus Veloso/Metrópoles
O secretário de Transporte e Mobilidade cometou sobre a parceria público-privada que vai atender a Rodoviária do Plano Piloto
7 de 8

O secretário de Transporte e Mobilidade cometou sobre a parceria público-privada que vai atender a Rodoviária do Plano Piloto

Matheus Veloso/Metrópoles
Outro tema abordado na entrevista foi a implementação de novos trechos de ciclovia
8 de 8

Outro tema abordado na entrevista foi a implementação de novos trechos de ciclovia

Matheus Veloso/Metrópoles

Oliveira comenta que, atualmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) é responsável pelo pagamento de 70% dos custos referentes ao transporte da capital federal: “É um subsídio bem considerável. Nós temos muita dificuldade de pagar esses 70% de subsídio. Neste ano, as receitas caíram muito por “N” fatores. Enfim, a arrecadação do GDF está muito abaixo do que se esperava e a gente está tendo dificuldades em manter o que se tem hoje”.

Mesmo com os problemas orçamentários, o secretário afasta a possibilidade dos usuários sofrerem com um aumento nas passagens. Para isso, a Semob está fazendo sacrifícios  para não impactar o trabalhador do sistema. “Não posso falar com certeza que não vai fazer, mas não está no nosso horizonte que se tenha aumento na tarifa do usuário”, disse o secretário.

Flávio Murilo Gonçalves foi entrevistado, ao vivo, pelo Metrópoles na tarde desta quarta-feira (12/7). Confira:

Melhorias na Rodoviária do Plano Piloto

O secretário de Transporte e Mobilidade comentou sobre a parceria público-privada que vai atender a Rodoviária do Plano Piloto, que teve condicionantes avaliados pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) na semana passada. Caso aprovado, Flávio Murilo garante melhorias de “manutenção” e “acessibilidade” no espaço.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

“A gente acredita que agora vai ser rápido, mas ainda depende de agendas externas. O próprio Coplan tem a sua agenda e, posterior a isso, a Câmara Legislativa, que foge totalmente do nosso controle na questão de prazos. Eu acredito que não tenha mais demora, que dentro deste ano a gente tenha o edital lançado em praça”, afirma.

Ciclovias

Outro tema abordado na entrevista foi a implementação de novos trechos de ciclovia. A Semob garantiu que os projetos de interligação das vias é uma das prioridades neste ano e, com isso, o Distrito Federal deve ultrapassar São Paulo e se tornar a unidade da Federação com a maior quilometragem de ciclofaixas.