metropoles.com

Semob não vê condições para criar “tarifa zero” no DF e descarta aumento de passagens

Chefe da Semob, Flávio Murilo afirmou que, atualmente, não há condições para implementar a tarifa zero para usuários de transporte público

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/Metrópoles
Metrópoles entrevista o novo Secretário de Mobilidade do DF, Flávio Murilo - Metrópoles
1 de 1 Metrópoles entrevista o novo Secretário de Mobilidade do DF, Flávio Murilo - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira, afirmou, durante entrevista ao Metrópoles, que atualmente não existem condições para implementar a tarifa zero para os usuários de transporte público do DF. Apesar disso, o chefe da Semob descartou, neste momento, um possível aumento no valor das passagens.

0

Oliveira comenta que, atualmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) é responsável pelo pagamento de 70% dos custos referentes ao transporte da capital federal: “É um subsídio bem considerável. Nós temos muita dificuldade de pagar esses 70% de subsídio. Neste ano, as receitas caíram muito por “N” fatores. Enfim, a arrecadação do GDF está muito abaixo do que se esperava e a gente está tendo dificuldades em manter o que se tem hoje”.

Mesmo com os problemas orçamentários, o secretário afasta a possibilidade dos usuários sofrerem com um aumento nas passagens. Para isso, a Semob está fazendo sacrifícios  para não impactar o trabalhador do sistema. “Não posso falar com certeza que não vai fazer, mas não está no nosso horizonte que se tenha aumento na tarifa do usuário”, disse o secretário.

Flávio Murilo Gonçalves foi entrevistado, ao vivo, pelo Metrópoles na tarde desta quarta-feira (12/7). Confira:

Melhorias na Rodoviária do Plano Piloto

O secretário de Transporte e Mobilidade comentou sobre a parceria público-privada que vai atender a Rodoviária do Plano Piloto, que teve condicionantes avaliados pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) na semana passada. Caso aprovado, Flávio Murilo garante melhorias de “manutenção” e “acessibilidade” no espaço.

“A gente acredita que agora vai ser rápido, mas ainda depende de agendas externas. O próprio Coplan tem a sua agenda e, posterior a isso, a Câmara Legislativa, que foge totalmente do nosso controle na questão de prazos. Eu acredito que não tenha mais demora, que dentro deste ano a gente tenha o edital lançado em praça”, afirma.

Ciclovias

Outro tema abordado na entrevista foi a implementação de novos trechos de ciclovia. A Semob garantiu que os projetos de interligação das vias é uma das prioridades neste ano e, com isso, o Distrito Federal deve ultrapassar São Paulo e se tornar a unidade da Federação com a maior quilometragem de ciclofaixas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?