metropoles.com

Seminário do TCDF voltado para servidores vai abordar Nova Lei de Licitações

As inscrições para a 26ª edição do Seminário de Atualização de Normas e Procedimentos de Controle Externo (Semat) estão abertas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Operação da PF no Tribunal de Contas do DF
1 de 1 Operação da PF no Tribunal de Contas do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As inscrições para a 26ª edição do Seminário de Atualização de Normas e Procedimentos de Controle Externo (Semat) do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) estão abertas. Pela primeira vez em formato virtual, o evento de capacitação para servidores dos órgãos e entidades do DF vai abordar a Nova Lei de Licitações.

O XXVI Semat contará com palestras on-line nos dias 30 e 31 de agosto e também com a realização de oficinas no dia 1º de setembro. Haverá emissão de certificado e as inscrições podem ser feitas pelo site da Escola de Contas do TCDF (escon.tc.df.gov.br) até o próximo dia 28.

Com a temática focada na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, o XXVI Semat apresentará informações relevantes e práticas sobre como os agentes públicos devem se adaptar às novas regras para a realização de contratações públicas. Em 2021, em seu tradicional evento de capacitação, o TCDF decidiu priorizar a preparação dos servidores do Distrito Federal para a revogação das normas anteriores sobre licitações e contratos, o que vai ocorrer no prazo de 2 anos. A Nova Lei de Licitações foi criada para substituir a Lei de Licitações (Lei 8.666/1993), a Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) e a Lei do Regime Diferenciado de Contratações (RDC – Lei 12.462/11).

No dia 30 de agosto, a palestra de abertura será proferida pelo Auditor-substituto do TCE-PE Marcos Nóbrega, que vai apresentar um panorama do cenário atual da aplicação da Nova Lei de Licitações no país. Em seguida, o titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal, Paulo Alves, vai abordar as mudanças na fase preparatória do processo licitatório, que é a etapa de planejamento das contratações.

No dia 31, o auditor do Tribunal de Contas da União Cláudio Sarian vai mostrar os novos regimes de contratação de obras e serviços de engenharia, uma das áreas mais impactadas com a Nova Lei de Licitações. No mesmo dia, a Diretora da Central de Compras do Ministério da Economia, Lara Brainner, apresentará um panorama sobre as inovações e avanços trazidos pela Lei nº 14.133/2021 e os desafios para sua aplicação em compras públicas.

Além das palestras, a 26ª edição do Semat traz uma inovação. No dia 1º de setembro, serão realizadas duas oficinas temáticas sobre a Nova Lei de Licitações: uma sobre execução de contratos e a outra sobre contratações de obras públicas. T

Com informações do TCDF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?