metropoles.com

Sem-teto fecham a BR-020 para impedir reintegração de posse

As famílias estão há nove meses na área, em Planaltina. Segundo o MTST, elas estavam negociando com o governo a saída do local

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Mello/Metrópoles
br-020-fechada
1 de 1 br-020-fechada - Foto: Michael Mello/Metrópoles

Por volta das 10h desta quarta-feira (4/5), dezenas de policiais militares foram ao acampamento Maria da Penha, em Planaltina, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), para fazer a retirada de cerca de 400 famílias. Os sem-teto fecharam a BR-020 para impedir a chegada das forças de segurança. Três ônibus do Batalhão de Choque e algumas viaturas estão paradas no bloqueio. O Metrópoles está no local.

0

 

Em assembleia realizada às 12h, os manifestantes decidiram que vão começar a deixar a área ainda nesta quarta. Os oficiais de Justiça responsáveis pela reintegração de posse, no entanto, exigem que todos saiam imediatamente.

As famílias estão acampadas há nove meses na área e pedem a destinação de lotes para o programa Minha casa,Minha vida. O grupo fez uma barreira (foto principal) para impedir a entrada dos militares e dos fiscais da Agencia de Fiscalização (Agefis). O movimento afirma que as famílias não deixarão o local.

“Pedimos a sensibilidade do Governador Rodrigo Rollemberg no sentido de suspender a operação e continuar o diálogo das negociações realizadas, até agora, porque acreditamos que é possível construirmos uma outra solução não violenta”, afirmou o coordenador do movimento no DF, Eduardo Borges.

Ainda de acordo com Borges, o grupo estava negociando com o governo os termos da  retomada da área pelo governo. “Temos uma ata onde o GDF proíbe a reintegração de posse no decorrer das negociações. O empresário que reivindica esses três terrenos não comprovou a posse e, mesmo assim, a Justiça autorizou”, explicou o coordenador.

O secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, está no local. O Governo do DF tenta encontrar uma nova área para realocar as 400 famílias.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?