metropoles.com

Sem merenda, escola do DF oferece micro-ondas para alunos que levam comida de casa

Segundo diretor do Sindicato dos Professores, desabastecimento da merenda está atingindo diversas escolas da rede pública do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
Merenda - Metrópoles
1 de 1 Merenda - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Novamente, alunos das escolas públicas do Distrito Federal enfrentam dificuldades para terem acesso à merenda escolar. Em função do problema recorrente, uma escola da rede pública começou a disponibilizar um micro-ondas para as crianças esquentarem marmitas levadas de casa. Para agravar a situação, o Conselho de Alimentação Escolar, responsável justamente pela fiscalização dos alimentos oferecidos aos estudantes, não está tendo acesso a transporte para fazer as diligências.

Veja vídeos:

Nesta segunda-feira (10/7), Samuel Fernandes, membro do conselho e diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), flagrou vazios a dispensa e os freezers do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5 de Taguatinga Sul. A escola tem apenas um pouco de carne moída, biscoito, macarrão e farinha de milho.

“E cadê a alimentação de qualidade que deveria ser oferecida aos alunos?”, questionou. Na sexta-feira (7/7), o educador identificou drama semelhante no Centro de Ensino Médio (CEM) 2 do Gama. A escola com quase 3 mil alunos e serve apenas biscoito com leite ou com suco.

A situação chegou ao ponto de a direção da escola colocar um micro-ondas à disposição dos estudantes para que esquentem marmitas levadas de casa.

Segundo Fernandes, o desabastecimento da merenda está atingindo diversas escolas da rede pública. “Os alunos recebem apenas biscoito e leite”, ressaltou. O conselheiro lembrou que para muitos estudantes a alimentação na escola é a principal refeição do dia.

Sem transporte para fiscalizar

“Agora tem outra situação grave: os membros do Conselho de Alimentação Escolar, que fazem um trabalho voluntário sem receber absolutamente nada por isso, têm o seu trabalho de fiscalização prejudicado, pois o governo não disponibiliza o transporte para os conselheiros fiscalizarem as escolas.”

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com o GDF e a Secretaria de Educação sobre a situação. A pasta argumentou que não houve reclamação do CEF 5 de Taguatinga e que a unidade teria recebido alimentos na semana passada. Sobre o CEM 2 do Gama, afirmou que estudantes recebem o Cardápio Lanche Fácil e que a cozinha passa por reforma. Quanto à questão do transporte para o conselho, a pasta declarou que os membros devem fazer a solicitação para as respectivas regionais de ensino.

Leia a nota completa:

A Secretaria de Educação do DF informa que os alunos do CEM 02 do Gama recebem o Cardápio Lanche Fácil, que é composto por pães, leite, queijo, manteiga, cuscuz, canjica, biscoitos e frutas in natura. A unidade escolar informou que também que solicitou a reforma para ampliação da cozinha e depósito de alimentos para que possa fornecer o cardápio de refeição que contempla arroz, feijão, carnes e verduras. A reforma para ampliação da cozinha e depósito de alimentos do CEM 02 do Gama será realizada no segundo semestre de 2023.

A Secretaria de Educação do DF afirma ainda que não recebeu nenhuma reclamação de falta de alimentos no CEF 5 de Taguatinga, nem por parte da escola, nem pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga. Procurada pela SEEDF, a CRE de Taguatinga afirmou que a unidade escolar realiza as refeições planejadas normalmente. A Pasta ainda ressalta que o CEF 05 de Taguatinga recebeu pedido extra de proteínas na semana de 3 a 7/07 e frutas nesta segunda (10), conforme programação.

Já sobre o transporte dos membros dos Conselho de Alimentação Escolar, este pode ser realizado com os carros das respectivas Coordenações Regionais de Ensino, mediante apresentação do calendário de vistorias ao Gabinete, com tempo hábil para agendamento e disponibilidade do veículo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações