metropoles.com

Polícia controla fuga e motim de presos em cidade do Entorno do DF

Agentes descobriram um túnel na penitenciária de Luziânia, a 64 km de Brasília: situação foi normalizada e detentos serão transferidos

atualizado

Compartilhar notícia

Casa de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia
1 de 1 Casa de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia - Foto: null

Uma tentativa de fuga no Centro de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia, na Região do Entorno do Distrito Federal, a 64 km de Brasília, foi controlada por agentes policiais, na noite desse sábado (06/10). De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), agentes de segurança prisional impediram a ação no lugar.

Os policiais descobriram um túnel na Cela 6 da Ala A, local em que estavam os presos Romário Carvalho e Fernando Rocha. Após a descoberta, os presos iniciaram um princípio de motim na ala. Enquanto isso, na Ala C, com o objetivo de conter o conflito, agentes de segurança tiveram que dar tiros com munição não-letal para controlar a situação.

Segundo a DGAP, a situação no local foi normalizada. A Polícia Militar está na unidade para manter a ordem e evitar outras situações semelhantes. Por causa dos estragos na Cela 6 da Ala A, os presos serão transferidos para a unidade prisional de Valparaíso de Goiás.

Outros casos
A tentativa reforça as mazelas no sistema penitenciário de Goiás. Em janeiro deste ano, 11 presos fugiram do Centro de Inserção Social (CIS), também em Luziânia. Um dos detentos filmou a ação. O vídeo mostra quando dois internos entortaram uma das barras da cela. Em seguida, eles escalaram um muro de 6m de altura e pularam. Um dos presos quebrou a perna por causa da queda e foi capturado. Os outros 10 conseguiram escapar.

A fuga ocorreu após nove mortes e três rebeliões em sequência no presídio de Aparecida de Goiânia (GO), em 1º de janeiro. Também no primeiro dia de 2018, as autoridades de Goiás registraram início de revoltas em outras duas cidades do estado: Santa Helena e Rio Verde. No dia 2 daquele mês, dois servidores do sistema penitenciário foram assassinados a tiros em Anápolis (GO).

 

Compartilhar notícia