metropoles.com

Greve da Polícia Civil continua

Assembleia foi marcada por ataques ao governador Rollemberg. Categoria desafia Justiça, que já decretou a paralisação ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Divulgação/Sinpol
1 de 1 Foto: Divulgação/Sinpol - Foto: null

A greve dos agentes da Polícia Civil está mantida. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (11/9), durante assembleia realizada em frente ao Palácio do Buriti. O movimento começou em 1º de setembro, mas foi considerado ilegal pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF) dois dias depois. A multa é de R$ 50 mil por dia, em caso de descumprimento. Na quinta (10/9), um oficial de Justiça notificou um dos diretores do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) sobre a determinação judicial.

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram da assembleia. A decisão de manter o movimento foi tomada por maioria esmagadora dos presentes. Os policiais criticaram o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e a forma como o GDF administra o dinheiro do Fundo Constitucional. Uma nova assembleia foi marcada para a próxima terça (15/9), em frente à Direção Geral da PCDF.

Policiais fazem pose durante um  protesto da Polícia Civil*WhatsApp/Reprodução**

Com a greve, os policiais não emitem nem entregam carteiras de identidade, não recolhem corpos por morte natural e só registram ocorrências de casos graves, como homicídios, latrocínios (roubo com morte), estupros e sequestro relâmpago. A perícia também só atende crimes graves e acidentes com morte.

Entre as reivindicações dos policiais estão a isonomia de carreira em relação à Polícia Federal, a nomeação de aprovados no concurso de 2013 e a recuperação de perdas inflacionárias nos salários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações