metropoles.com

Foragido da Papuda morre durante troca de tiros com a Polícia Militar em Brazlândia

Levino Pereira de Brito, 37 anos, fugiu do complexo no último domingo (21/2). Ele era um dos quatro que permaneciam foragidos. Segundo a PM, o criminoso participou do roubo a um carro pouco antes de ser localizado pelos militares

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
1 de 1 - Foto: Reprodução

O corpo de um dos 10 detentos que fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda na última semana foi encontrado na manhã deste domingo (28/2). Ele estava na Quadra 38 da Vila São José, próximo a uma igreja evangélica, em Brazlândia. Levino Pereira de Brito, 37 anos, morreu durante uma troca de tiros com a Polícia Militar.

Segundo a PM, a perseguição ao criminoso começou por volta de 1h50 deste domingo. Uma equipe da corporação, com quatro policiais, fazia ronda na região quando se deparou com um carro em atitude suspeita na Quadra 34.

Os policiais pediram para o motorista estacionar o veículo. No entanto, a ordem não foi obedecida. Levino seguiu em fuga e só parou próximo à igreja da Vila São José, quatro quadras depois.

Ele abandonou o carro e fugiu a pé. Ao perceber que os policiais o seguiam, sacou um revólver calibre .22 da cintura e disparou duas vezes contra os militares. Os PMs reagiram e atingiram o foragido na perna esquerda. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quando a corporação chegou, cerca de 15 minutos depois, Levino Pereira já estava sem vida.

O tenente-coronel Antônio Carlos Freitas, chefe da comunicação social da PM afirmou que o procedimento realizado pelos militares foi correto. “A equipe pediu que ele parasse, ele não atendeu e começou a fuga. Quando parou do carro, ainda disparou duas vezes contra os policiais. Só então que foi feito um disparo na perna do suspeito. Somente após isso e a verificação dos documentos, foi detectado que se tratava de um foragido”, afirmou o oficial.

Segundo a PM, o carro que Levino estava pertence a um policial militar de Goiás e havia sido roubado por volta das 15h de sábado (27) no município de Vendinha, em Goiás. O PM esteve no local em que o foragido foi morto e, de acordo com a polícia, reconheceu o carro e apontou Levino como autor do roubo. No assalto, o criminoso estaria com um comparsa. Os dois usaram uma fita isolante para adulterar uma das letras da placa do veículo.

0

Os PMs apreenderam o revólver usado por Levino. Além das sete munições que estavam na arma, sendo duas deflagradas, os militares encontraram outras nove no bolso do criminoso. O foragiro era considerado extremamente perigoso. Ele havia sido preso em 2012 e a soma das diversas penas que cumpria chegava a 93 anos de prisão.

Seguem foragidos os internos: Gerson Inácio Ferreira, Marcos Antônio Moreira dos Santos e Michael da Mata Silva. Informações que possam auxiliar na recaptura podem ser encaminhadas anonimamente para os telefones: 3339-1345 (DPOE – Sesipe), 197 (Polícia Civil) ou via WhatsApp 8626-1197 da Polícia Civil, ou 190 (Polícia Militar).

Fuga
Uma reportagem exclusiva do Metrópoles mostra os buracos feitos nos alambrados do complexo. Eles possibilitaram a fuga dos 10 detentos. Um vídeo gravado de dentro da Papuda revela o abandono de uma das torres de observação fixada próximo ao local por onde passaram os fugitivos.

Um inquérito foi aberto na 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) para apurar as circunstâncias em que os detentos escaparam. Os seis presos recapturados serão ouvidos. Servidores do PDF I que faziam parte da equipe de plantão também prestarão depoimento na delegacia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações