Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda, realizaram tentativa de fuga em massa na madrugada deste domingo (17/05).
A ação ocorreu por volta de 1h. Segundo informações obtidas pelo Metrópoles, os presos quebraram todos os cadeados das celas da Ala B.
Os detentos ficaram soltos pelos corredores e tentaram quebrar a parede do Pavilhão de Segurança Máxima (PSM). No local, há vários criminosos ligados a facções – eles são chamados de “faccionados”.

As visitas na Papuda estão suspensas até 31/1/2022Rafaela Felicciano/Metrópoles

O preso será levado para a PapudaRafaela Felicciano/Metrópoles

Centro de Detenção Provisória, na PapudaGabriel Jabur/Agência Brasília

Reprodução/ FreePik

Ativista denuncia tortura na PapudaWILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL
Ainda de acordo com as informações obtidas pela reportagem, quando os policiais do plantão passaram por perto, viram os presos soltos na galeria e acionaram todos os diretores para comparecer ao local.
Os policiais penais também pediram reforço da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) e a situação foi controlada. Não há informações sobre como foi a ação para debelar a tentativa de fuga nem se houve feridos.
A reportagem entrou em contato com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), órgão da Secretaria de Segurança Pública, para comentar o assunto.
Segundo a pasta, “durante ronda rotineira nas alas na madrugada deste domingo, policiais penais flagraram internos nas galerias do Centro de Detenção Provisória, onde foram capturados pelos policiais penais”.
Ainda de acordo com a Sesipe, “os internos foram reconduzidos para outra cela e os detalhes da tentativa de fuga serão devidamente apurados. Os autores foram identificados e responderão administrativamente e criminalmente, pelos atos cometidos”.