metropoles.com

DF: motorista de aplicativo está desaparecido há quatro dias

Família registrou ocorrência na 20ª Delegacia de Polícia, após Luiz Fhellipe Silva de Mendonça sumir ao sair de casa, no Gama

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Luiz Fhellipe Silva de Mendonça
1 de 1 Luiz Fhellipe Silva de Mendonça - Foto: Divulgação

A angústia da família do motorista de aplicativo Luiz Fhellipe Silva de Mendonça, 30 anos, aumentou no começo desta semana. Ele desapareceu na quinta-feira (12/03), após sair de casa para trabalhar, no Gama, e até agora os parentes não têm nenhuma notícia. Nesta segunda-feira (16/03), a mãe registrou outra ocorrência, desta vez na 20ª DP (Gama).

Segundo a mãe de Fhellipe, ele trabalha há cerca de dois anos na categoria. Atualmente, presta serviço para as empresas Uber e 99 Pop. “Ele sempre ligava, avisava, dava notícia. Geralmente, saía de casa por volta de 13h e voltava 2h, 3h da madrugada. Mas nunca tinha ficado assim sem dar notícias”, contou Andreia Ferreira Rocha, 45, em entrevista no fim de semana.

O rapaz mora com a avó no mesmo condomínio em que a mãe reside, na Ponte Alta, no Gama. Segundo Andreia, ele tomou café da manhã com ela na quinta-feira e saiu por volta de 12h para encontrar o proprietário do veículo que usa para trabalhar.

“O carro dele é alugado. Ele tinha marcado de encontrar com o dono para entregar uma chave que estava com ele. Só que mais tarde, esse dono ligou para o celular do meu irmão, que o Fhellipe usou para falar com ele, e perguntou se a gente sabia onde estava o Fhellipe, porque eles não se encontraram”, relatou a mãe.

Na sexta-feira (13/03), então, o proprietário do carro registrou boletim de ocorrência na 26ª DP (Samambaia Norte). Segundo a Polícia Civil do DF (PCDF), a ocorrência registrada pelo dono do carro, contudo, trata-se de apropriação indébita. Isto é, posse de coisa alheia, sem o consentimento do proprietário.

Segundo informações do boletim de ocorrência, Fhellipe havia deixado de pagar o aluguel do automóvel. O proprietário, então, encerrou o contrato, mas foi procurado por Fhellipe para entrarem em acordo. Desde então, o dono do carro não saberia mais sobre o paradeiro do motorista de aplicativo.

A família, agora, pede para que quem tiver notícias sobre ele entre em contato com Andreia. “Estamos esperando respostas da polícia, porque isso nunca tinha acontecido”, disse ela, preocupada.

O carro que ele usa é um Nissan Versa branco, com placa ITE 2516. Quem tiver informações que possam ajudar os parentes pode falar com a mãe de Fhellipe no número (61) 99605-9964.

Nota da Uber

Em nota enviada ao Metrópoles no fim de semana, a Uber informou que “está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações sobre o desaparecimento do motorista parceiro Luiz Fhellipe Silva de Mendonça, na forma da lei”.

À reportagem, a 99 Pop disse que “está apurando as informações sobre o caso e está à disposição para colaborar com a polícia, se necessário”.

A falta de segurança para motoristas de aplicativo tem chamado atenção de profissionais da categoria que trabalham no Distrito Federal. Até o início do mês passado, quatro condutores do DF foram mortos, dois deles no mesmo dia, em 9 de fevereiro.

Em fevereiro deste ano, a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, em dois turnos, o projeto de lei que cria obrigações para as empresas de transporte por aplicativos aumentarem a proteção para motoristas e passageiros.

Os principais pontos do projeto são a opção de não atender corridas pagas em dinheiro, saber o destino final da viagem, disponibilizar um “botão do pânico” e a previsão de instalar câmeras de videomonitoramento a fim de auxiliar motoristas e usuários em caso de ameaças. Além disso, a norma prevê a identificação do passageiro por meio de foto quando o pagamento for em dinheiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?