metropoles.com

Secretário de Segurança negocia saída de bolsonaristas da Esplanada

Os manifestantes favoráveis ao presidente da República ocupam a Esplanada dos Ministérios desde segunda-feira (6/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Montanini/Metrópoles
Manifestações pró-Bolsonaro na Esplanada
1 de 1 Manifestações pró-Bolsonaro na Esplanada - Foto: Marcelo Montanini/Metrópoles

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza, conversou na manhã desta quinta-feira (9/9) com os manifestantes que ocupam a Esplanada dos Ministérios desde segunda-feira (6/9). De acordo com o delegado da Polícia Federal, as autoridades tiveram reuniões com os líderes dos integrantes da manifestações, que ocorrem pelo quarto dia seguido.

De acordo com o secretário, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que estão acampados na área central de Brasília poderão continuar com os atos. As vias, contudo, precisam ser abertas para que o trânsito da Esplanada dos Ministérios volte a funcionar.

O secretário cobrou cooperação dos bolsonaristas para começar a liberar o trânsito de forma segura. “O trânsito tem que voltar à normalidade e a intenção é que a gente mantenha essa interlocução para que a gente possa, com o apoio dos senhores [manifestantes], como até agora a gente teve, com cooperação, apoio e diálogo, a gente avance nessa pauta com vocês”, finalizou Júlio. Além de pedestres, existem veículos de passeio e caminhões estacionados nos gramados da área central da capital.

Veja a nota enviada pelo órgão, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), as forças de segurança iniciaram nesta quarta-feira, as negociações para retirada dos veículos e estruturas instaladas na área da Esplanada dos Ministérios.

“O gabinete de gestão de crises da Segurança Pública, que integra representantes da SSP/DF e forças de segurança, foi instalado no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com o objetivo de coordenar as ações. “Na madrugada desta quinta-feira (9/9), caminhões que estavam estacionados na Esplanada começaram a deixar o local, e parte das estruturas começou a ser desmontada”, disse.

“A operação segue em andamento. Vias N1 e S1 seguem interditadas. A liberação depende de avaliação das autoridades de trânsito. O policiamento na Esplanada está reforçado desde o último domingo (5/9), quando as vias N1 e S1 foram interditadas devido ao grande fluxo de pessoas que chegavam à região. O acesso à Praça dos Três Poderes segue restrito”, finalizou a SSP/DF.

Na véspera dos atos convocados pelo presidente, mesmo com a proibição das forças de segurança, apoiadores já lotavam a capital federal, munidos de bandeiras do Brasil e faixas. No fim da tarde do mesmo dia, grupos se reuniram em frente à barreira da polícia, na Esplanada dos Ministérios, e pressionaram até conseguir a liberação da via, que já estava bloqueada.

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disse que, anteriormente, o combinado com a Secretaria de Segurança Pública era de que os veículos só seriam liberados a partir de 0h e que a antecipação “está sendo negociada”. No entanto, caminhões e ônibus foram autorizados a entrar e desfilam pela Esplanada.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?