metropoles.com

Saúde remanejou 12 mil doses de vacina da dengue; 4 mil vencem em 30/4

Das mais de 71 mil doses da vacina contra a dengue recebidas, a Secretaria de Saúde remanejou mais de 12 mil doses para outro Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
vacina dengue
1 de 1 vacina dengue - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Distrito Federal é a unidade da Federação com a maior taxa de casos prováveis de dengue do país — com 7.424,9 casos a cada 100 mil habitantes. Por isso, em fevereiro, foi uma das primeiras UFs a receber doses de vacina contra a doença. Porém, cerca de dois meses após o início da vacinação, mais de 12 mil doses foram remanejadas para algum estado, e 4 mil vencem no fim deste mês.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), das 71.708 doses da vacina contra a dengue, 54 mil foram aplicadas. Outras 12.376 foram remanejadas para o Amapá.

Cerca de 4 mil doses ainda estão disponíveis na rede pública e vencem em 30 de abril.

A campanha de vacinação contra a dengue, no DF, segue a orientação do Ministério da Saúde. Ou seja, o público-alvo são crianças de 10 a 14 anos — grupo que conta com 194 mil habitantes na capital federal.

Desse grupo, as crianças de 10 anos são as que mais se vacinaram — 15,4 mil procuraram o imunizante na rede pública. Em relação a todo o público-alvo, foram aplicadas 46.994 doses, o que representa 24,22% do total.

Saúde do DF “vê erro” em vacinação contra a dengue de 1.950 idosos

Questionada sobre a possibilidade de um novo remanejamento dessas 4 mil doses, a Secretaria de Saúde informou que “ainda não existe um indicativo do Ministério da Saúde para novo remanejamento”.

Cenário da dengue no DF

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, o DF soma 235 mortes por dengue em 2024. Outras 61 estão em investigação.

Em relação aos casos prováveis, a capital federal registrou 209,1 mil no ano.

0

Epidemia: DF registra, em média, 15 mortes por dengue a cada semana

O DF é a unidade da Federação com a maior incidência de dengue no país. A capital federal tem uma média de 7.424,9 casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 4.854; e Espírito Santo, com 2.739.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?