Saúde do DF prorroga campanha de vacinação contra poliomielite até 28/10

Após alta procura nas UBSs nesta sexta-feira, a pasta resolveu ampliar o prazo da campanha contra a pólio e a de multivacinação em um mês

atualizado 30/09/2022 17:28

Poliomielite Breno Esaki/Agência Saúde DF

Após alta procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pela imunização contra poliomielite nesta sexta-feira (30/9), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a pólio e a de multivacinação — que seria encerrada hoje — até o dia 28 de outubro.

Neste sábado (1º/10), dez UBSs vão atender a população das 9h às 17h. A lista completa dos locais está disponível neste link aqui. A Secretaria de Saúde também terá cinco “Carros da Vacina” em áreas rurais e de vulnerabilidade social.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994. Até o momento, no entanto, apenas 53.037 crianças foram vacinadas no DF, o que corresponde a apenas 33% do público esperado.

Também fica prorrogada a multivacinação para atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos. Nesta campanha, são ofertadas as doses para Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente.

Mais lidas
Últimas notícias