metropoles.com

Sem espaço, Núcleo de Atenção Domiciliar no DF empilha fraldas em corredor

Caso ocorre na unidade de São Sebastião. Secretaria de Saúde informa que vai melhorar as condições de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

fralda-corredor-capa
1 de 1 fralda-corredor-capa - Foto: null

Depósito lotado de equipamentos quebrados e salas de atendimento funcionando como armazéns para fraldas. É dessa forma improvisada que servidores do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRAD) de São Sebastião tentam conciliar as condições de trabalho com o tratamento e a reabilitação de pacientes.

Segundo uma servidora do local, que não quis se identificar, o problema é antigo. Ainda em abril de 2019, os funcionários encaminharam um despacho à Secretaria de Saúde do DF pedindo uma solução para a falta de espaço adequado.

O documento enviado diz que o depósito do local, em “péssimas condições de acomodação de insumos”, ficou “em pior estado, já que foram colocados materiais inservíveis de outras unidades no local, de modo que é impossível o acesso do NRAD aos seus equipamentos”.

O texto ainda destaca que devido “às precárias instalações”, não é possível saber se as camas hospitalares e cadeiras de rodas ali armazenadas “têm a possibilidade de uso pelo paciente”.

 

Dessa forma, os materiais que serão entregues para as famílias atendidas pelo NRAD ficam espalhados em cima das mesas, nos corredores. “Precisamos do local adequado e de armários. Além disso, a equipe inteira não cabe na sala. Amo meu trabalho, mas as condições são péssimas”, lamenta.

Dos cinco computadores disponíveis, só dois funcionam. Sem utilidade, as mesas passam a acomodar fraldas. Seringas e agulhas são descartadas em uma caixa no canto da sala. “Na verdade, além de ruim, é insalubre e contra as normas de biossegurança”, alerta a servidora.

 

0

O que diz a Secretaria de Saúde

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que a “Gerência de Assistência Clínica do local está, em parceria com a diretoria administrativa, buscando solucionar as questões referentes às condições de trabalho dos servidores e o armazenamento de insumos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?