Saúde quer vacinar 150 mil neste sábado (12/5) contra Influenza no DF

Serão 104 salas espalhadas pela cidade, com funcionamento de 8h às 17h. Apenas grupos prioritários serão imunizados

FOTO ILUSTRATIVA

atualizado 10/05/2018 17:29

A Secretaria de Saúde do DF espera que 150 mil brasilienses sejam imunizados neste sábado (12/5), Dia D Vacinação contra a Influenza. Segundo a pasta, 404.780 pessoas já foram vacinadas na capital do país desde o dia 23 de abril, quando começou a campanha de prevenção às doenças respiratórias.

Serão 104 salas espalhadas pela cidade, com funcionamento de 8h às 17h. A meta é vacinar 706.988 pessoas até 1º de junho.

Neste ano, já foram confirmados 294 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no DF. Cinco pessoas morreram, sendo três delas crianças. Uma das vítimas faleceu por H1N1. Poderão se vacinar de forma gratuita apenas aqueles que fazem parte dos grupos prioritários. São eles:

Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos

Grávidas em qualquer idade gestacional

Puérperas (até 45 dias pós-parto)

Pessoas com 60 anos ou mais

Pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico

Povos indígenas

População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas

Professores das redes pública e privada

Trabalhadores da área de saúde

Até agora, segundo a secretaria, o grupo com maior procura pela vacina foi o de idosos, mais de 130 mil vacinados, seguido pelos funcionários da saúde, com 50.028 imunizados. Crianças foram as que menos foram vacinadas: 31,6% do total.

“As crianças são os maiores alvos das doenças respiratórias. Ou seja, os mais vulneráveis são os que menos vacinaram. Precisamos que os pais se mobilizem”, alerta o subsecretário de Vigilância da Saúde, Marcos Quito.

Questionado sobre a possibilidade de ampliar a vacinação para outros grupos, o secretário Humberto Fonseca disse que a ideia começará a ser estudada apenas após for atingido o índice de 90% de imunizados.

Últimas notícias