metropoles.com

Por falta de transporte, doentes renais pegam ônibus para hemodiálise

Pacientes do Hospital Regional de Brazlândia reclamam que serviço é frequentemente suspenso por falta de veículo para levá-los ao tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Jabur/Agência Brasília
Hospital Regional de Brazlândia
1 de 1 Hospital Regional de Brazlândia - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Pacientes do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) com doenças renais graves estão sendo obrigados a pegar ônibus para fazer o tratamento de hemodiálise por não contarem com o transporte da Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, o veículo usado estaria com problemas mecânicos desde a quarta-feira (16/11).

O aposentado Antônio Marcelino, 63 anos, precisa passar pelo procedimento três vezes por semana e, normalmente, conta com o veículo do governo para levá-lo de casa, em Brazlândia, até a clínica, em Taguatinga, e retornar até sua residência. Mas desde a última semana, o paciente tem pegado dois ônibus para chegar ao local.

A filha de Antônio, Érika Durães, reclama da situação. “Eles sequer avisaram na terça-feira (15) que não haveria transporte no dia seguinte. A falta de veículo é frequente, mas antes davam um jeito de levar em outro carro, pelo menos. Agora, meu pai e outros pacientes têm que andar de ônibus”, garante.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que “o transporte de pacientes da atenção primária para a realização de hemodiálise foi suspenso na quarta-feira (16), em função de um defeito mecânico que o veículo utilizado apresentou”. A previsão, segundo a pasta, era de que a substituição do veículo parado ocorresse ainda nesta segunda-feira (21). Entretanto, Érika afirma que o pai ainda teve de usar o ônibus nesta segunda.

A direção do HBRz declarou ainda que os pacientes internados não tiveram o atendimento suspenso, pois estariam sendo transportados por ambulâncias do hospital. Porém, Érika novamente contradiz a pasta e relata que o auxílio não foi prestado na última semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?