metropoles.com

Pacientes reclamam da falta de médicos em posto de saúde do P Sul

Atualmente, os dois profissionais do local se revezam entre a unidade do P Sul, a UPA de Ceilândia e o Hospital Regional da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Administração Regional de Ceilândia/Divulgação
posto de saúde n° 9 no p sul
1 de 1 posto de saúde n° 9 no p sul - Foto: Administração Regional de Ceilândia/Divulgação

Pacientes reclamam que os médicos lotados no Centro de Saúde nº 9, no Setor P Sul, foram transferidos e o atendimento na unidade está precário. Segundo relatos de quem procurou o local, além da falta de profissionais, não há medicamentos, como insulina, e o telefone está cortado, impossibilitando o contato.

“O que está ocorrendo no posto de saúde é uma vergonha. Os funcionários não podem se manifestar publicamente, mas contam para os pacientes na esperança de que denunciemos a situação. Não há médicos para atender a população. Os dois que trabalhavam no Posto de Saúde n° 9 foram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia Sul”, reclamou o comerciante Juarismar Pereira de Araújo, 56 anos, que buscou atendimento no P Sul, mas não conseguiu.

Juarismar afirmou ainda que as consultas marcadas para dezembro estão sendo transferidas para março, por falta de profissionais que possam realizar os atendimentos.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde negou problemas em relação aos trabalhadores e disse que “os médicos continuam atendendo na unidade”. Segundo a pasta, “desde novembro, em cumprimento à Portaria 231, os profissionais cumprem 30% da carga horária na UPA de Ceilândia e no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). O percentual equivale a 10 horas semanais. A maior parte da carga horária, que é de 70%, continua sendo prestada na unidade básica de saúde”.

Em relação à falta de material, a secretaria informou que “a rede foi reabastecida no fim de novembro, com medicamentos e insumos para diabéticos e com todos os tipos de insulina. As seringas descartáveis já estão disponíveis e a fita reagente para verificação da glicemia está com estoque regularizado desde o dia 18. Algumas unidades podem apresentar falta pontual de algum item, que são repostos à medida que as próprias unidades fazem a solicitação na Farmácia Central.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?