*
 

Foi sepultada na manhã desta sexta-feira (4/12), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, a jovem de 19 anos que morreu na manhã de quinta-feira (3) vítima de meningite meningocócica. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Brasília, no Lago Sul. É o sétimo óbito no Distrito Federal este ano em decorrência da doença.

Nathália Romeiro Salomão deu entrada na unidade de saúde na última terça-feira (1º/12), com dores de garganta e na cabeça. A princípio, ela teria sido diagnosticada com uma virose e voltou para casa no mesmo dia. Após um mal-estar, ela procurou novamente o hospital e foi internada com urgência à noite, depois de ter o quadro clínico analisado.

A Secretaria de Saúde informou, em nota, que o corpo da jovem passou por quimioprofilaxia — procedimento realizado para evitar que a bactéria se espalhe pelo ambiente. A pasta também afirmou que o Laboratório Central analisará amostras de sangue da vítima para determinar as causas da infecção e confirmar se foi causada pela bactéria meningococo.

O Hospital Brasília, diante da suspeita de meningite, notificou aos órgãos pertinentes, conforme fluxos definidos pelo Ministério da Saúde e GDF. Posteriormente, de acordo com o resultado das culturas que confirmaram ser meningite e infecção generalizada pela bactéria denominada meningococo, os órgãos acima foram novamente notificados."
Nota do Hospital Brasília sobre o caso

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte de Nathália.

nathalia

A jovem tinha sido aprovada em novembro no vestibular de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Minas Gerais. Ela começaria o curso no início de 2016.

Casos
Somente este ano, a Secretaria de Saúde do DF registrou nove casos da doença até novembro. A infecção de Nathália pela bactéria é o décimo em 2015. Já são sete óbitos, incluindo o da jovem.

O número já é maior que o registrado em todo o ano passado. Apesar de terem sido diagnosticados mais casos de meningite (13), o número de mortes foi inferior — foram quatro em 2014.

 

 

 

 

COMENTE

meningite
comunicar erro à redação

Leia mais: Saúde