Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Idosa é internada com malária no Hospital Regional do Guará

Paciente de 71 anos apresentou falta de ar, diarreia e calafrios. Seis casos da doença já foram confirmados no Distrito Federal em 2018

14/03/2018 18:42, atualizado 26/03/2018 23:29

Uma idosa de 71 anos foi internada com malária no Hospital Regional do Guará (HRGu) na última terça-feira (13/3). De acordo com familiares, ela teve falta de ar, diarreia e calafrios.

A Secretaria de Saúde confirmou o diagnóstico e informou, por nota, que “ela está medicada e, até o momento, não há confirmação do local de infecção da paciente”. Ainda de acordo com o texto, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde está investigando onde ela teria contraído a doença.

Para se recuperar, a idosa foi transferida para o Hospital Universitário de Brasília (HUB). Ela permanecia internada até a noite de segunda-feira (26).

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Apenas neste ano, já foram confirmados seis casos de malária no Distrito Federal. Ao longo de 2017, 33 pacientes foram diagnosticados com a doença.

A Secretaria de Saúde esclareceu que o Distrito Federal “não é considerado área de transmissão de malária” e “a maioria dos casos se concentra na região amazônica – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins –, área endêmica para a doença”.

A malária é uma patologia infecciosa febril aguda. É causada por protozoários e transmitida pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Pode ser curada se for tratada adequadamente e em tempo oportuno.