metropoles.com

Doações de sangue no Hemocentro caíram 46% em outubro

Para tentar ajudar, agência de publicidade cria campanha de doação no Dia das Bruxas

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
Doações de sangue no Hemocentro
1 de 1 Doações de sangue no Hemocentro - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O número de doações de sangue à Fundação Hemocentro de Brasília caiu 46% entre os dias 11 e 24 deste mês. Com média de mil a 1,1 mil de contribuições semanais para os estoques, o banco foi prejudicado pela paralisação de servidores (de 8/10 a 27/10). Durante a greve, o tempo médio do processo de doação subiu de uma para três horas.

Além disso, na avaliação do gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro, Rodolfo Duarte, os doadores também foram desmotivados pelas condições climáticas mais hostis, com baixa umidade e recorde de calor — em 18 de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,4 graus. .

Radiola/DivulgaçãoPara ajudar o centro, a agência Radiola Design e Publicidade criou uma campanha de doação de sangue intitulada #VaiTerSangue. O personagem da ação é um vampiro que está chateado por passar o Halloween sem sua bebida favorita. Marcada para este sábado (31/10), a atividade já reuniu quase 250 pessoas só durante a manhã.

“Queremos chamar a atenção das pessoas. A campanha conta com um evento no Facebook que determinou a data do Dia das Bruxas como um ‘dia D’, mas queremos mostrar que todo dia é dia de doar”, conta o sócio diretor da agência, André Vasquez.

O sangue doado tem validade de 42 dias. A preocupação do médico com a queda é grande porque o fim de ano e as férias se aproximam. Historicamente, nesse período do verão, os atendimentos diminuem de 15% a 20%. Ao mesmo tempo, os acidentes rodoviários, que muitas vezes exigem transfusões urgentes, tendem a aumentar. “Neste ano, esperamos que a população se sensibilize e atenda ao nosso convite.” Mulheres podem doar a cada três meses. Homens, a cada dois meses.

Toninho Tavares/Agência BrasíliaDe acordo com o médico, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos no Hemocentro, mas aqueles com fator Rh negativo, em especial do tipo O, são de extrema importância. O portador de sangue O negativo é o chamado doador universal, ou seja, pode oferecer sangue a receptores dos outros tipos (A, B e AB). Em casos de emergência, quando o paciente precisa receber imediatamente uma transfusão e não há tempo para identificar o tipo, o O negativo entra em ação.

Requisitos para doar sangue

  • Ter de 16 a 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável)
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes
  • Não fazer uso de substâncias entorpecentes
  • Boa saúde
  • No caso de usar medicação regularmente, levar a prescrição (ou o próprio remédio)

Nesta segunda-feira (2/11), em razão do feriado de Dia de Finados, a unidade estará fechada.

Com informações da Agência Brasília. 

Compartilhar notícia