metropoles.com

DF tem seis regiões com risco de surto de dengue e 14 em alerta

O armazenamento de água por conta do racionamento tem sido um dos principais focos do mosquito, segundo o GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Jabour/Agencia Brasilia
Dengue
1 de 1 Dengue - Foto: Gabriel Jabour/Agencia Brasilia

O Distrito Federal tem seis Regiões Administrativas com risco de surto de dengue e outras 14 em estado de alerta. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (27/2), durante lançamento do  Plano Integrado para Prevenção, Controle e Enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O armazenamento de água por conta do racionamento tem sido um dos principais focos do mosquito, segundo o GDF.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) do mês de fevereiro, as regiões com risco de surto são: Fercal, Lago Norte, Lago Sul, Park Way, Sobradinho II e Varjão. Já as que devem ficar em alerta são: Plano Piloto, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Itapoã, Jardim Botânico, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho I e Vicente Pires.

“Em função do resultado, precisamos alertar a população sobre o aumento no número de infestação do mosquito Aedes aegypti”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Lucena. Segundo ele, “é o momento de tomar medidas preventivas para evitar que o número aumente”.

Lucena explicou que não foi registrado aumento no número de casos de dengue, mas na infestação do mosquito, ou seja, nos focos com larvas. No DF, o Índice de Infestação Predial (IIP) ficou em 2,05% em fevereiro. Até 1%, é considerado satisfatório. Entre 1% e 3,9%, estado de alerta, e acima de 3,9%, risco de surto. Em novembro do ano passado, o índice no DF ficou em 0,95%.

Arte/Metrópoles

O secretário ressaltou que a população precisa tomar cuidado redobrado com os reservatórios, em casas e comércios, como caixas de água, vasos, pneus e tonéis. Este ano, já foram notificados 295 casos prováveis no DF e 17 no Entorno. Na capital do país, houve queda de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma das ações em andamento é a criação do Dengômetro, uma ferramenta de divulgação e classificação dos cenários regional e distrital de transmissão. O instrumento possui cinco níveis de situação — 0/preparação: baixa transmissão; 1/Ativação: significa que a infestação do mosquito está alta; 2/Incremento: casos de dengue estão aumentando; 3/Intensificação: cenário crítico com ocorrências graves e óbitos; 4/Emergência: situação muito crítica com aumento de mortes.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?