metropoles.com

Covid-19: Hospital de Campanha do Mané Garrincha participa de estudos internacionais

Objetivo é descobrir novos remédios e tratamentos para combater o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Fachada do Estádio Mané Garrincha
1 de 1 Fachada do Estádio Mané Garrincha - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Na busca por novas maneiras de se combater a Covid-19, o Hospital de Campanha do Mané Garrincha participa de 10 estudos clínicos multicêntricos internacionais, incluindo testagem de vacinas. Todos os custos são cobertos pelo patrocinador de cada uma das pesquisas.

Para o primeiro projeto foram selecionados seis hospitais brasileiros e de mais sete países participantes – EUA, Bélgica, Egito, Ucrânia, Moldova, Romênia e África do Sul. São selecionados pacientes com infecção por Covid-19 de leve a moderada.

Os estudos clínicos são a chave para o desenvolvimento de novos métodos para tratar a Covid-19 e, assim, diminuir o impacto da pandemia. O intuito é ver se novos tratamentos são seguros e efetivos. Em um desses, o hospital do DF atuará como coordenador nacional.

As pesquisas seguem tempos diferentes entre elas. Em geral, a duração gira em torno de dois meses, incluindo neste período o acompanhamento dos pacientes em casa, após a alta.

0
Como funciona a participação?

Após as aprovações éticas nacionais e internacionais o paciente será convidado a participar do estudo. Em seguida será aplicado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com todas as informações sobre sua adesão.

Após a confirmação, o voluntário passa por exames de monitoramento, procedimentos, coleta de sangue, entrevistas, avaliação médica e de enfermagem. Depois recebe o determinado medicamento em teste e segue monitorado de acordo com o projeto ao qual ele foi alocado.

Todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidas à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conduzidas de acordo com as Boas Práticas Clínicas (BPC). Tais precauções asseguram a proteção de direitos, integridade e confidencialidade dos participantes da pesquisa, bem como a credibilidade e a precisão de dados e resultados relatados. (Com informações da Secretaria de Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações