metropoles.com

Saiba quem é o gatinho Manoel, salvo pelo Hospital Público Veterinário do DF

O animal fugiu de casa, ficou desaparecido dias, mas reapareceu com problemas de saúde. Atendimento na unidade pública o salvou

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Brasília Ambiental
Gato é salvo no hospital veterinário público
1 de 1 Gato é salvo no hospital veterinário público - Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Hospital Veterinário Público de Brasília (Hvep) realizou 107.368 atendimentos a no Distrito Federal desde janeiro de 2021. O gatinho Manoel é um dos pacientes que se recuperou na unidade, após chegar quase morto.

Sandes Rodrigues de Souza conta que Manoel é o gatinho de estimação da filha, Letícia Rodrigues, 13 anos. Em julho, o animal fugiu de casa e desapareceu por alguns dias. A família fez de tudo para encontrá-lo e conseguiu. Porém, ele retornou em estado de saúde crítico.

“Estava muito machucado, tinha um enorme abscesso no pescoço, parecia que morreria. No hospital, recebeu, imediatamente, medicação e soro, porque estava muito desidratado. Pediram para eu retornar no outro dia, porque, talvez, ele precisasse ser submetido a uma cirurgia”, conta Sandes.

Veja fotos do gato Manoel:

0

No retorno à unidade administrada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Manoel precisou fazer a retirada de uma secreção no pescoço e agora se recupera bem. Segundo Sandes, o procedimento que o gatinho foi submetido no Hvep custaria, em clínicas particulares, mais de R$ 10 mil.

“Nas vezes em que estive lá, conversei bastante com muita gente, e todos são unânimes em dizer que não teriam condições de pagar por atendimento a seus bichinhos”, ressalta o tutor do Manoel.

O Hospital Veterinário Público destina 50% dos agendamentos para a modalidade eletrônica, por meio do agenda.df.gov.br, e 50% para o atendimento presencial. Os casos emergenciais não necessitam de agendamento.

Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Compartilhar notícia