Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Saiba como denunciar possíveis focos do mosquito de dengue no DF

Moradores da capital do país podem pedir fiscalização do GDF contra dengue por meio do telefone 199 ou pela internet

07/02/2024 16:24
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
Saiba como denunciar possíveis focos do mosquito de dengue no DF

Desde o início de fevereiro, o GDF disponibiliza canais de atendimento para que a população denuncie possíveis locais que sejam foco do Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, doença que está em alta no Distrito Federal.

O cidadão que identificar locais com água parada ou com entulhos acumulados pode ligar nos telefone 199, 162 e 160.

Em entrevista ao Metrópoles, nesta quarta-feira (7/2), o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, contou que, desde a semana passada, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) faz uma operação para entrar em 79 prédios embargados por irregularidades e furar as lajes para escoar água.

Pontos físicos

Além das denúncias pelo telefone, o cidadão pode buscar pontos físicos para relatar a situação. No total, são 16 pontos físicos para registrar denúncias.

As regiões administrativas (RAs) do DF possuem uma unidade do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nuaci) da DF Legal. Basta ao cidadão ir até a sede da administração regional e informar que pretende denunciar algum dos seguintes temas: “lote sujo”, “água servida”, “entulho/resíduos em área pública” ou “acumulador”.

A partir daí, o contribuinte recebe um formulário simples de ser preenchido. O tipo de reclamação já está impresso no papel, sendo necessário apenas informar o endereço completo do local a ser fiscalizado. Pontos de referência também são importantes.

Confira os locais em que a denúncia pode ser feita:

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters