metropoles.com

Saiba até quando vai durar a temporada de frio no Distrito Federal

Efeitos da massa de ar polar da semana passada cessaram, mas frio à noite é resultado do clima seco do Brasil Central nesta época do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Frio e seca em Taguatinga
1 de 1 Frio e seca em Taguatinga - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os brasilienses ainda precisarão aguentar o tempo frio por mais alguns dias. De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, os efeitos da massa de ar polar da semana passada cessaram, mas o frio à noite é consequência do ar seco que cobre a região do Brasil Central nesta época do ano.

A temperatura caiu a 4,9ºC no Distrito Federal na última semana, com a influência do ar gelado que avançou pelo interior do continente. Estael explica que o resfriamento agora é, exclusivamente, resultado do ar seco.

“É o mesmo o que ocorre em um deserto. Durante a noite, faz frio. E, à tarde, a temperatura é mais alta e até tem calor. A baixa umidade relativa do ar favorece uma grande amplitude térmica, ou seja, grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima no dia”, detalha a meteorologista.

Esta é a temporada de seca no Brasil Central, sendo comum não chover. Enquanto perdurar o período seco até meados de setembro ou começo de outubro, vai predominar este padrão atmosférico de noites frias ou amenas com tardes mais quentes, de baixa umidade relativa do ar.

mapa
Mapa mostra a precipitação na região do Brasil Central nos próximos dias. Clima seco interfere na temperatura

Na próxima semana, sobretudo na segunda metade, espera-se que ar mais quente passe a atuar em Goiás e no Distrito Federal, com algumas tardes até calor intenso, com temperatura em Brasília podendo alcançar 30ºC.

“O calor, entretanto, se resume ao período da tarde e resfria rapidamente a partir do fim da tarde e o começo da noite, com marcas amenas na madrugada”, destaca Estael Sias.

0

Compartilhar notícia