Rodas da Paz cobra punição após morte de ciclista: “Desrespeito à vida”

Fillipe da Silva Santarém, 24 anos, pedalava com amigos no Pistão Sul quando foi atropelado por um ônibus e morreu no local

atualizado 30/07/2021 13:16

Reprodução/Redes Sociais

Em luto pela morte de mais um ciclista no trânsito do Distrito Federal, a ONG Rodas da Paz pediu punição ao rodoviário responsável pelo acidente fatal. Filipe da Silva Santarém, 24 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus enquanto pedalava com os amigos, no Pistão Sul, em Taguatinga, na noite dessa quinta-feira (29/7).

Onze bombeiros e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram os primeiros socorros. A equipe tentou reanimar o jovem com ressuscitação cardiopulmonar, por 40 minutos, mas, devido ao trauma severo, o jovem não resistiu.

O Rodas da Paz, criado com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes de ciclistas no trânsito da capital, informou em nota ao Metrópoles que o desrespeito no trânsito está diretamente relacionado à falta de punição.

“Estamos de luto e, mais uma vez, vamos falar a mesma coisa. Os crimes no trânsito que têm ciclistas como vítimas são cometidos da mesma maneira: com excesso de velocidade, com motoristas passando muito próximos da bicicleta, com um profundo e arraigado desrespeito à vida. As velocidades nas vias dos DF precisam ser reduzidas, se o GDF tiver, de fato, a intenção de conter os crimes no trânsito”, ressaltaram.

Além disso, a ONG lembrou que os motoristas de ônibus precisam de treinamento para dirigir com responsabilidade. “As empresas de ônibus têm o dever de treinar seus motoristas a circular nas ruas sem derrubar e atropelar ciclistas e pedestres, sem machucar com solavancos e arrancadas aqueles que estão sendo transportados”. O jovem foi atropelado por um ônibus da Viação Marechal.

A Marechal informou que aguarda o resultado da perícia para apurar o caso. A Policia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou ao Metrópoles que o motorista do coletivo fez o teste do bafômetro, e o resultado mostrou-se negativo. A Moutain Bike utilizada por Filipe também passou por perícia.

Nesta manhã, as redes sociais de Filipe receberam mensagens e homenagens de familiares e amigos. “Como assim, mano?? Pelo amor de Deus”, escreveu um amigo. “Diz que é mentira, por favor. Não dá para acreditar”, escreveu outro seguidor de Filipe.

O jovem era um dos donos da Rede Santa Postos de Combustíveis, com unidades em Taguatinga, no Lago Sul, Valparaíso de Goiás (GO), Novo Gama (GO) e Alexânia (GO).

Veja última postagem de Filipe, pouco antes do acidente:

Últimas notícias