metropoles.com

Réveillon na Esplanada e Prainha será monitorado. Trânsito muda

Mil e duzentos policiais militares farão a segurança nos dois principais locais procurados pelos brasilienses na virada do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ano-novo na Prainha
1 de 1 Ano-novo na Prainha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), as forças de segurança definiram as estratégias para atuação nos dois principais pontos das festividades de Réveillon: a Praça dos Orixás, ou Prainha, e a Esplanada dos Ministérios.

Os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O centro reúne 20 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço púbico e fiscalização.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado federal Anderson Torres, o serviço é importante para solução rápida de eventuais situações que possam surgir. “A estrutura do centro é fundamental para proporcionar mais segurança à população. Em um único espaço, as instituições presentes têm mais capacidade de dar respostas em tempo hábil. Isso é colocar o interesse público em primeiro lugar.”

Mil e duzentos policiais militares farão a segurança nos locais. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará nas duas festas com 115 bombeiros. As 14 viaturas de busca e salvamento e combate a incêndio estarão posicionadas em pontos estratégicos para realização de possíveis atendimentos. Equipes formadas pelos militares caminharão pelos eventos para facilitar os atendimentos. Em caso de emergência, a orientação é acionar o 193.

O efetivo da 1ª e 5ª delegacias de Polícia, que atendem a área central de Brasília, será reforçado.

Trânsito na Esplanada

A Esplanada dos Ministérios estará parcialmente interditada durante a festa de Réveillon. Os shows ocorrerão no canteiro central a partir das 17h.

A Via S1 será bloqueada a partir da Catedral. Dessa forma, as ligações entre as vias N1 e S1 estarão todas interditadas. A Via N1 ficará livre até a altura da L2 Norte, para onde os veículos serão direcionados. Os condutores poderão fazer o retorno mais próximo na L2 Norte e retornar à Esplanada.

O bloqueio desses pontos será necessário para que sejam realizadas linhas de revistas pela PMDF, procedimento importante para a segurança do público e do evento. Não será permitido entrar na festa, que estará protegida por grades, portando objetos perfurantes ou cortantes, garrafas, fogos de artifício, hastes para bandeiras ou qualquer outro material que possa causar ferimentos.

Será montada uma estrutura próxima do Museu da República – a Cidade Policial – que funcionará como ponto de apoio aos policiais militares.

O estacionamento entre os dois primeiros ministérios, em frente a Via N1, será destinado para aplicativos e táxis. O público que chegar à festa com veículo próprio poderá utilizar os estacionamentos dos ministérios e anexos, da Rodoviária do Plano Piloto e do Teatro Nacional. Os estacionamentos públicos dos setores bancários Sul e Norte também são uma opção para os condutores.

O desbloqueio das vias está previsto para as 3h, após a dispersão do público do evento.

Prainha

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em conjunto com Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), fará operações de sinalização, controle, fiscalização e apoio à travessia de pedestres nas proximidades da Praça dos Orixás.

O acesso à L4 Sul, pela tesourinha da Ponte Costa e Silva, ficará fechado para a montagem da estrutura do evento e para assegurar a livre circulação de pedestres no local, a partir das 10h.

A partir das 14h, motoristas que saírem do Lago Sul em direção ao Plano Piloto poderão utilizar também a faixa central da ponte. Às 23h, será feito o bloqueio da faixa da direita no sentido Plano Piloto. Das 23h30 até 0h30, a Ponte Costa e Silva será completamente interditada para a segurança de quem for à festa.

Os órgãos de trânsito orientam os condutores a estacionarem nos locais permitidos. Equipes de fiscalização estarão presentes para coibir estacionamento irregular ao longo das vias e no canteiro central.

Compartilhar notícia