Retomada das atividades em Águas Claras pode ser diferente

De acordo com o governador Ibaneis Rocha, tudo vai depender do total de casos confirmados na cidade durante a testagem em massa

De acordo com a Polícia Civil, a mulher saiu da praça de skate, na Rua 37 Sul, e seguia para casa, por volta das 22h, quando foi abordada pelos criminosos.Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

atualizado 23/04/2020 13:45

A testagem em massa da população vai nortear a retomada das atividades no Distrito Federal. “Nós temos que identificar quantas pessoas estão infectadas para saber as medidas que tomaremos a partir do dia 3 de maio. Por isso, agora, o momento é de testagem em massa”, enfatizou o governador Ibaneis Rocha (MDB), no começo da semana. O emedebista adianta também que, a depender dos resultados dos exames, Águas Claras pode ter uma reabertura do comércio diferenciada.

“A população intensa em condomínios ajuda na contaminação. Se houver o registro de uma contaminação muito grande, a reabertura no comércio lá pode ser diferente”, sinalizou Ibaneis, nessa quarta-feira (22/04).

No primeiro dia de testes grátis oferecidos à população nessa segunda-feira (20/04), cerca de 4 mil pessoas passaram pelo exame – e 46 tiveram resultados positivos. Destas, 29 moram em Águas Claras, o que poderá fazer com que a retomada das atividades aconteça não só por áreas, mas por regiões.

O segundo dia de testagem em massa registrou 41 resultados positivos. Ao todo, 3.359 testes foram realizados por drive-thru nos oito pontos instalados no Plano Piloto e Águas Claras, onde foram registradas 31 contaminações.

Agendamento on-line

A testagem está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Estádio Mané Garrincha, nos estacionamentos 4, 6, 11 e 13 do Parque da Cidade, na Residência Oficial do Governador e nas universidades Unieuro e Uniplan, em Águas Claras.

A expectativa é que mais pontos de testagem, pelo mesmo sistema drive-thru, sejam abertos nos próximos dias. Para quem for comparecer aos locais, é necessário levar documento de identidade e comprovante de residência.

A partir desta quinta-feira (23/04), a população do Distrito Federal poderá contar com mais uma ferramenta no combate à pandemia de Covid-19: o TestaDF. Por meio dela, o cidadão poderá acessar um sistema e fazer o cadastro antecipado para participar da triagem da testagem em massa, que começou na segunda-feira (20/04).

O agendamento on-line será feito de acordo com o local de moradia. O sistema deve ainda mostrar a quantidade de vagas disponíveis para o teste naquela data. Com o registro prévio, será possível reduzir as longas filas que têm se formado nos pontos de testagem em massa e manter a ordem e controle dos testes.

Além disso, também vai gerar dados estatísticos para a Secretaria de Saúde, como ponto com mais registros de casos e faixa etária dos testados. Será possível ainda utilizar QRCode para confirmar o agendamento na triagem e conferir o resultado do exame. Para se cadastrar, o interessado deve acessar o site testa.df.gov.br.

Últimas notícias