Domingo de Ramos marca início da Semana Santa. Veja programação

Na Catedral de Brasília, haverá santas missas às 10h30 e 18h de domingo (14/4). Neste sábado (13), tem celebração às 17h

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 12/04/2019 23:32

Neste domingo (14/4), a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. A Arquidiocese de Brasília agendou extensa programação para os fiéis. A data marca o início da Semana Santa, quando os católicos revivem os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A celebração se estenderá até o dia 21/4, com a Páscoa.

Na Catedral de Brasília, haverá santas missas às 10h30 e 18h. Neste sábado (13), a Missa de Ramos ocorre às 17h. Paróquias e capelas em diversas regiões administrativas do DF também têm eventos agendados.

A celebração litúrgica, também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, faz memória à entrada de Jesus em Jerusalém, após passar 40 dias no deserto, em jejum e sendo tentado pelo diabo.

Quando entrou na Cidade Santa, a multidão que o seguia jogou vestes, mantos e ramos de árvores pelo caminho, enquanto gritava ”Hosana” e balançava os ramos de oliveiras e palmeiras, gesto que significa vitória.

Para recordar esta passagem, as paróquias realizam as procissões de Ramos antes das santas missas. O cortejo simboliza a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus.

Ao final das celebrações, os ramos são abençoados e podem ser levados para casa e guardados até o ano seguinte para serem queimados na Quarta-Feira de Cinzas. Clique aqui e veja a programação nas paróquias.

Confira a agenda da Semana Santa na Catedral:

Sábado (13/4):

17h, Missa de Ramos

Domingo (14/4):

8h30 – Missa de Ramos presidida por dom Sergio da Rocha – Benção e Procissão de Ramos saindo da Cúria, rumo a Catedral Nossa Senhora Aparecida

10h30 – Missa de Ramos

18h – Missa de Ramos

Quinta (18/4):

9h – Missa dos Santos Óleos

20h – Missa de Lava Pés

Sexta (19/4):

15h – Paixão do Senhor e Via Sacra na Esplanada

Sábado (20/4):

20h – Sábado Santo

Domingo (21/4):

10h30 – Páscoa do Senhor

18h – Páscoa do Senhor

 

 

Últimas notícias