metropoles.com

Reitoria deve ficar ocupada por estudantes pelo menos até quinta (19)

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, disse que aposta no diálogo para contornar a situação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ocupação da UnB 3
1 de 1 Ocupação da UnB 3 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) deve ficar ocupada pelo menos até quinta-feira (19/4), quando uma audiência pública vai discutir os cortes financeiros da instituição, que enfrenta a pior crise da sua história. Os estudantes estão no local desde o dia 12.

Representantes dos alunos, como UNE e DCE, do Ministério da Educação (MEC), da Fasubra Sindical, da reitoria e do movimento Ocupa UnB estiveram presentes em uma reunião nesta segunda-feira (16), no anexo III da Câmara dos Deputados. Apenas o governo federal não confirmou presença na mesa pública marcada para esta quinta.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, disse que aposta na comunicação para contornar o problema. “Sábado [14] estive lá e conversei com eles [manifestantes]. Vamos atender o pedido da mesa pública, e tudo será feito dentro do diálogo”, disse. O fornecimento de água e luz está mantido no prédio e o comando da universidade não cogita entrar com pedido de reintegração de posse na Justiça.

Os estudantes não detalharam condições para deixar o local. Eles denunciaram que duas bombas teriam sido jogadas na madrugada desta segunda, próximo à reitoria, pela PM. A corporação nega.

“A Polícia Militar não está atuando na ocupação da reitoria da UnB, mas sim a Polícia Federal. São feitas rondas periódicas como em toda a extensão da universidade. Logo, desconhecemos a situação mencionada”, informou.

Na quinta (12), durante a ocupação, o clima ficou tenso na Universidade de Brasília. Cerca de 500 pessoas marcharam para o prédio, segundo cálculos da Polícia Militar. Os manifestantes pediram a chave para entrar. Como não foram atendidos, forçaram a entrada, pularam janelas e chegaram a quebrar vidros.

Alguns estavam com o rosto coberto, assim como na Esplanada dos Ministérios na tarde de terça (10), quando picharam, quebraram vidraças e câmeras de segurança no FNDE e no MEC. Na ocasião, os manifestantes chegaram a entrar em conflito com a PM.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?