metropoles.com

Registros de injúria racial em delegacias do DF diminuíram 5,8%

Comparação diz respeito ao período dos dez primeiros meses entre 2018 e 2019. Já denúncias de racismo caiu de cinco para um caso

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
delegacia
1 de 1 delegacia - Foto: Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Houve redução de 5,8% nos registros de injúria racial em todo o Distrito Federal, comparando os primeiros dez meses deste ano com o mesmo período de 2018. Os dados foram divulgados pela Polícia Civil (PCDF), na véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11/2019).

Segundo o órgão, 360 ocorrências chegaram à força em 2019, enquanto o número bateu 382 no ano passado. Por outro lado, um caso de racismo teve registro de janeiro a outubro. Em igual intervalo de 2018, ocorreram cinco casos.

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o crime de racismo implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo.

O último é considerado mais grave pelo legislador, sendo imprescritível e inafiançável.

Ministério Público

Os números não significam que os casos diminuíram, mas, casados com dados do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), podem apontar importantes resultados para a repressão dos casos relacionados a racismo e injúria.

De 2016 a 2018, 94,96% deles resultaram em responsabilização com sanções ao ofensor, segundo o MP. Só em 2018, o órgão ajuizou 95 denúncias ligadas ao tema. O número representa aumento de 72,72% em relação a 2017, que fechou com 55 denúncias.

De 2017 para 2018, houve aumento, ainda, de 7,45% no número total de procedimentos investigativos realizados pela Polícia Civil do DF.

Denúncia

Os casos de racismo e injúria raciais podem ser denunciados em qualquer delegacia de área ou na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). A Decrin (foto em destaque) funciona de segunda a sexta, das 12h às 19h.

Outro serviço disponível é o da Delegacia Eletrônica, que pode ser acessada pelo site da Polícia Civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?