Recanto das Emas: administrador vê como “revoltante” ação da DF Legal

Auditores da DF Legal retiraram ambulantes das ruas, nessa 4ª feira. Durante operação, uma mulher teve a mercadoria chutada por um fiscal

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Material obtido pelo Metrópoles
fiscal-df-legal-chuta-mercadoria-2
1 de 1 fiscal-df-legal-chuta-mercadoria-2 - Foto: Material obtido pelo Metrópoles

O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, se pronunciou sobre a operação da Secretaria DF Legal que terminou em confusão, na manhã de quarta-feira (24/9). Dalvan classificou como “revoltantes” as imagens que mostram um auditor do órgão chutando a mercadoria de uma comerciante.

“As imagens divulgadas são revoltantes”, declarou o administrador. Carlos Dalvan disse ter conversado com o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, e ouviu do gestor que a situação seria apurada.

Dalvan enfatizou ainda que as ações da DF Legal não precisam de autorização da Administração Regional para serem realizadas. “Geralmente, [as operações] são motivadas por denúncias, explicou.

Por fim, o administrador regional do Recanto das Emas ressaltou a importância de uma feira permanente para a região. “Repudiamos qualquer forma de violência ou desrespeito e seguimos empenhados na construção da feira permanente do Recanto das Emas, a fim de garantir que os trabalhadores tenham um espaço legalizado e adequado para exercer suas atividades”.

O Recanto das Emas já teve uma feira permanente. Em 2007, no entanto, a estrutura foi demolida e nunca mais reerguida.

Roupas chutadas, confusão e pessoas detidas

Vídeos obtidos pelo Metrópoles mostram a confusão durante uma operação da DF Legal. No primeiro recorte, uma mulher aparece caída em meio às roupas que ela vendia enquanto um auditor do órgão chuta a mercadoria da comerciante. Uma testemunha chega a falar que a equipe usou spray de pimenta contra os cidadãos.

Assista:

Na continuação das imagens, é possível ver um comerciante sendo detido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que foi acionada pela DF Legal. Enquanto é algemado, o rapaz acusa um dos policiais de agredir uma testemunha. “Nós vamos [para a delegacia], mas vão saber que ele [policial] é um covarde, batedor de mulher”, grita.

“Estou indo preso porque eu defendi uma mulher”, continua o comerciante. Ao redor, mais pessoas presentes filmam a cena, até o rapaz ser colocado num camburão.

Versões

Em depoimento à Polícia Civil do DF (PCDF), a mulher que aparece no início das imagens relatou que mantinha uma banca na Quadra 103 e que também possui uma loja no Recanto Center – galeria de lojas localizada próximo ao ocorrido. Ela alega que, ao ver os auditores da DF Legal, saiu da rua e levou seus produtos até o Recanto Center, mas que os fiscais entraram no local e apreenderam a mercadoria mesmo assim.

Já o rapaz que aparece sendo detido diz que viu um dos fiscais puxando a comerciante para que ela soltasse os itens dela e decidiu intervir. Ele nega que tenha xingado ou desrespeitado os auditores e os acusa de serem truculentos com todos os comerciantes.

Já a Secretaria DF Legal alega que “os ambulantes agrediram os auditores da DF Legal e correram para dentro das lojas, causando tumulto”. “A pasta sempre atua visando a segurança tanto dos auditores quanto da população”, disse a pasta, em nota.

O órgão explicou, ainda, que a operação se deu “com base em ouvidorias recebidas pela pasta reclamando da movimentação do comércio ilegal na região”. “Foram apreendidas 26 caixas de verduras, 19 sacos de eletrônicos/acessórios e 21 tendas. Os ambulantes estavam atuando no espaço sem licença”, informou.

A PMDF informou que, enquanto prestava apoio ao DF Legal, houve resistência à atuação dos agentes, “sendo necessário que os policiais militares atuassem para conter os ânimos”. “Duas pessoas foram detidas por desacato aos auditores do DF Legal e conduzidas à 27ª Delegacia de Polícia”, encerrou a corporação.

A 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) investiga o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?