Que frio! DF registra temperatura mais baixa do ano. Veja quanto

Temperatura mais baixa foi registrada na estação do Gama, na região Sul do DF. Além do frio, a capital está em aviso para baixa umidade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Pedestres - Metrópoles
1 de 1 Pedestres - Metrópoles - Foto: <p>Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Em alerta para baixa umidade, o Distrito Federal amanheceu com a temperatura mais fria do ano nesta terça-feira (12/8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), os termômetros chegaram a 5,8ºC na Estação do Gama.

As estações situadas em Sudoeste, Brazlândia, Planaltina (Águas Emendadas) e Paranoá marcaram, respectivamente, 7,6º, 12,4ºC, 6,7ºC e 10,8ºC. A previsão de temperatura máxima para esta terça fica entre 29ºC e 30ºC.

A umidade relativa do ar vai variar entre 60% e 20%, sem previsão de chuva. Por causa da seca, de acordo com o Inmet, o DF está em estado de aviso laranja, com riscos de incêndios e necessidade de cuidados com a saúde.

Na segunda-feira (11/8), as estações localizadas em Sudoeste, Brazlândia, Planaltina registraram umidade abaixo dos 20%. Enquanto o Paranoá marcou 22%.

A estação de Águas Emendadas está a 102 dias sem chuva, enquanto o Sudoeste está a 81 dias sem precipitações. O DF segue sem previsão de chuvas.

Atenção:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para ajudar na prevenção contra incêndios, a população não deve usar o fogo para queima de lixo, folhas secas, restos de poda ou limpeza de terrenos.

“Só tente apagar o fogo se tiver equipamento e treinamento. Não se coloque em risco”, alertou a corporação. Em caso de incêndio, o recomendado é acionar o CBMDF pelo 193.

Veja outras dicas:

  • Não descarte bitucas de cigarro acesas em áreas com vegetação seca ou beira de estrada.
  • Se estiver acampando, só faça fogueiras em locais permitidos e sempre apague totalmente ao sair.
  • Em propriedades rurais, mantenha aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de plantações, pastos e construções.
  • Evite o acúmulo de vegetação seca próximo a casas, postes, cercas e estradas.
  • Converse com familiares, vizinhos e funcionários sobre os riscos e formas de prevenção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?