Projeto social realiza doação de computadores para instituições do DF

Iniciativa da Fundação CDL-DF visa promover inclusão digital de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

atualizado 14/05/2021 21:24

Material cedido ao Metrópoles

Com o objetivo de contribuir com a inclusão digital de crianças e adolescentes, a Fundação CDL-DF promove o projeto ‘‘Conectados’’, que fará a doação de 68 computadores novos a instituições de acolhimento do Distrito Federal. A primeira entidade contemplada foi o Instituto Vida Positiva, que recebeu os equipamentos no último final de semana.

Segundo a presidente da Fundação CDL-DF, Andrea Vasquez, a pandemia reforçou a necessidade da inclusão digital. “Abrigos do Distrito Federal têm vivido não só o isolamento social, mas também o digital, por não possuírem computadores. E por isso muitas crianças e adolescentes não têm acesso à educação básica. Nossa missão é minimizar ao máximo os prejuízos sociais que a pandemia tem causado”.

Vicky Tavares, presidente do instituto Vida Positiva, afirma que a doação foi a melhor notícia do ano. “A ajuda da Fundação CDL foi a melhor coisa que nos aconteceu em 2021. Atualmente temos apenas um computador, que é dividido por 13 crianças em idade escolar e que estão tendo aulas online. Estamos enfrentando muitos problemas com essa questão. A ajuda chegou no momento certo, pois um dos intuitos do instituto é que essas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, que lhes garanta lugar no mercado de trabalho.”, afirma.

0

Além das máquinas, a Fundação CDL-DF também oferecerá às instituições um curso profissionalizante de manutenção e configuração de computadores. A instituição também ofertará o lanche durante as aulas. A formação de cinco meses terá certificado e auxiliará a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

As próximas entidades que serão beneficiadas pela iniciativa serão: Casa da Criança Batuíra, Casa de Ismael, Lar de Eurípedes – Irmão Aureo, Lar de São José, Lar infantil Chico Xavier, Cecosal e Nosso Lar – Sociedade Cristã.

Como ajudar

Os interessados em fazer parte da corrente pela inclusão digital podem fazer doação de qualquer valor em dinheiro ou efetuar a compra direta do computador com o fornecedor por meio dos telefones 3218-1514 ou 99396-9690.

A Fundação CDL-DF também desenvolve uma ação similar ao arrecadar mochilas para estudantes do DF. Batizado como campanha “Volta às Aulas”, a entidade, em parceria com a Puket, arrecadou 63 bolsas escolares. Parte da doação foi recebida pelo Instituto Tocar, que presta assistência psicossocial e socioeducativa e entrega material para crianças e famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

“A campanha foi um sucesso. Muitas mochilas novas e outras em ótimo estado farão muitas crianças felizes na tão esperada volta às aulas”, conta a presidente da Fundação, Andrea Vasquez.

O projeto continua aceitando doações nas lojas Puket e Tip Top (com exceção da unidade do Brasília Shopping)

Últimas notícias