Programe-se: veja o que funciona no DF no feriado de 12 de outubro

Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12/10, diversos órgãos e espaços terão funcionamento diferenciado. Confira!

atualizado 10/10/2020 8:16

Giovanna Bembom/Metrópoles

Mais um feriado se aproxima e, com ele, muitas pessoas decidem por fazer aquele passeio programado para quando houvesse tempo. A próxima segunda-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida, será de muitas opções de programas.

Antes de mais nada, principalmente se o passeio for para áreas externas, prepare o guarda-chuva. “O feriado deve ser com pancadas de chuva por todo o DF”, alerta o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia, que completa: “E devem ser fortes!”. A previsão de temperatura para segunda-feira é que as máximas não ultrapassem os 30ºC com mínima em 18ºC, segundo o especialista.

Confira, abaixo, o que abre e o que fecha no dia da padroeira de Brasília e do Brasil:

Aberto

Quem pretende rodar pela cidade usando transporte público, encontrará situação semelhante ao que ocorre aos domingos na capital. Frota de ônibus reduzida à 40% da capacidade, com os horários e itinerários disponíveis para consulta de forma online, enquanto o metrô funciona das 7h às 19h.

Dos órgãos públicos, delegacias da Polícia Civil funcionam normalmente, durante as 24 horas do dia, assim como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Já a Defesa Civil, atuará em esquema de plantão, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as emergências dos hospitais, que seguem no regime full time.

No comércio, as lojas de rua e de shoppings do Distrito Federal funcionarão normalmente. Nos centros comerciais, as lojas abrem como de costume, seguindo normas de segurança e, as de rua, estão autorizadas a abrir de acordo com a demanda de cada empresa. Farmácias, bares, restaurantes e mercados da cidade também estarão com as portas abertas e, agora, sem limitação de pessoas por mesa.

Ainda, para seu lazer, as família poderão circular livremente no Eixão, W3 sul e norte e na Rua do Lazer do Paranoá, como já ocorre nos domingos. Famosos pontos turístico como Zoológico (aberto das 9h às 17h), mirante da Torre de TV (12h às 18h) e o Planetário de Brasília (9h às 18h) também estarão recebendo os visitantes.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0
Fechado

Na saúde, apesar do funcionamento das UPAs e emergências de hospitais, ambulatório e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abrem segunda. Quem gostaria de usar o feriado para fazer uma boa ação e doar sangue, terá que se dirigir ao Hemocentro de Brasília até sábado, ou esperar até terça, pois a clínica estará fechada no domingo e no feriado.

Também não funcionam: Detran, DER, os bancos, o DF Legal não atenderá o público, bem como os postos de serviços da Secretaria de Justiça: Na Hora, Procon e Conselhos Tutelares que, por sua vez, fica de sobreaviso para demandas urgentes.

Pontos de bastante procura em feriados, museus e Jardim Botânico estarão com portas e portões trancados. Os 14 restaurante comunitários do DF não abrem, nem as unidades de acolhimento institucional.

Mais lidas
Últimas notícias