metropoles.com

Programa ensina 900 voluntários do DF a ajudar vítimas de violência

O programa Sinal Vermelho capacitou 903 funcionários de 34 estabelecimentos a ajudar mulheres vítimas de violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Na fotografia colorida, a mulher mostra um x vermelho na mão em uma farmácia
1 de 1 Na fotografia colorida, a mulher mostra um x vermelho na mão em uma farmácia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Sinal Vermelho, programa do Governo do Distrito Federal (GDF), capacitou 903 funcionários de 34 estabelecimentos para ajudar vítimas de violência.

Violência contra a mulher: identifique e saiba como denunciar

0

 

Os voluntários trabalham em estabelecimentos como hotéis, shoppings, condomínios, farmácias, supermercados, restaurantes e lojas de roupa.

Segundo a Secretaria da Mulher, o objetivo é engajar a sociedade para atuar pelo fim da violência de gênero. Os estabelecimentos que participaram do curso estão aptos a acolher vítimas que pedirem socorro.

“O nosso objetivo é que as instituições sejam capazes de ajudar as vítimas que os procuram e busquem apoio com a segurança pública”, disse a secretária da Mulher, Vandercy Camargos.

O Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho foi criado pelo Decreto nº 41.695, de 7 de janerio de 2021. Antes, apenas farmácias participavam da campanha contra violência de gênero.

As mulheres vítimas são orientadas a indicarem um sinal vermelho na mão, caso não consigam verbalizar o pedido de socorro. O sinal pode ser pequeno, como um ponto vermelho no dedo ou nas mãos. Os funcionários dos estabelecimentos capacitados foram orientados a estarem atentos à sinalização.

Denúncias também podem ser feitas para a Central de Atendimento à Mulher, no número 180, e para a Polícia Civil, no formato online, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br, pelo telefone 197 – Opção 0 (zero) – ou por meio do WhatsApp, no número (61) 98626-1197. A Polícia Militar atende a população pelo número 190.

Com informações da Agência Brasília.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações