Professores da UnB paralisam atividades nesta quarta-feira
Categoria protesta contra regra que reduz impacto de reajustes e pede suspensão de descontos ligados à URP
atualizado
Compartilhar notícia

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília convocou professores da UnB para uma paralisação nesta quarta-feira (15/4), com ato previsto para as 10h, em frente à Reitoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última sexta-feira (10/4).
Em publicação nas redes sociais, a ADUnB confirmou a decisão. “Seguimos na luta pelo respeito ao processo judicial, pelo direito dos docentes ingressos após 2023 ao recebimento da URP, pela suspensão dos descontos a aposentados e pela não absorção da URP em progressões e promoções”.
O principal motivo da insatisfação envolve a URP, um valor incorporado aos salários devido a reajustes antigos pagos de forma incorreta. Segundo os docentes, a decisão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos altera a forma de pagamento desse benefício, especialmente para professores que ingressaram mais recentemente.
Na prática, a medida faz com que parte dos aumentos salariais não chegue integralmente ao bolso dos docentes, já que 60% desses reajustes passam a ser usados para reduzir gradualmente a URP. Assim, mesmo quando há ganho — como o reajuste de 3,5% conquistado após a greve de 2024 — o impacto real no salário é menor, o que, segundo a categoria, prejudica a remuneração e pode afetar a progressão na carreira.
Além da revisão da regra, os professores pedem a suspensão de descontos aplicados a aposentados e defendem que a URP não seja considerada em processos de progressão e promoção. Também criticam a adoção da medida antes do fim do processo judicial.
