metropoles.com

Professor da UnB é referência mundial em doenças negligenciadas

A seleção de pesquisadores cita cientistas que contribuíram com o estudo dessas enfermidades na última década, em todo o mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jardim na UnB
1 de 1 Jardim na UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um professor da Universidade de Brasília (UnB) foi citado no ranking da consultoria Expertscape que divulga os cientistas que mais contribuíram, na última década, com estudos relacionados a doenças negligenciadas no mundo.

Gerson Penna, docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da UnB e ex-diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília, figura em oitavo lugar na relação entre cientistas de diversos países atuantes em pesquisas sobre a hanseníase.

Médico especialista em dermatologia, o professor também alcançou a primeira colocação no ranking entre profissionais dessa área. O levantamento é baseado em 3.489 artigos publicados na base de dados Publimed, entre 2010 e 2021.

“Estar entre os 10 cientistas que mais contribuíram no mundo para as doenças negligenciadas e ser o primeiro colocado entre os dermatologistas me honra. Mas não trabalho sozinho. Para o nosso grupo de pesquisa, é um reconhecimento à entrega e ao trabalho diários”, ressalta o professor sobre os esforços de pesquisadores da UnB e da Fiocruz em estudos sobre a doença.

Mais de 200 artigos

Hanseníase é uma doença bastante infecciosa, mas atualmente curável, que tem como principais sintomas lesões de pele e danos severos aos nervos. Antigamente, era conhecida como lepra. É causada pelo contato com a bactéria Mycobacterium leprae e afeta diretamente a pele, os olhos, o nariz e alguns nervos.

Em sua carreira, Penna tem mais de 200 artigos publicados sobre o assunto, relacionados a pesquisas em novos tratamentos e medicamentos, determinantes sociais e determinação genética de transmissão da doença.

Para ele, ser citado em um ranking mundial de pesquisadores é gratificante, além de mostrar que os estudos realizados por cientistas de ambas as instituições as quais ele se vincula contribuíram e tiveram impacto sobre as vidas das pessoas na última década. O pesquisador alerta que ainda existe um longo caminho a ser percorrido no combate às doenças negligenciadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?