metropoles.com

Prisão do DF é fechada após 38 anos e 2.461 detentos vão para a Papuda

Centro de Internamento e Reeducação (CIR) abrigava detentos do semiaberto. Intuito é concentrar todo esse grupo em um mesmo espaço

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasília
Pátio do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), que foi desativado pela Seape-DF
1 de 1 Pátio do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), que foi desativado pela Seape-DF - Foto: Agência Brasília

Após 38 anos de funcionamento, o Centro de Internamento e Reeducação (CIR) foi desativado nessa segunda-feira (31/5) pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF). Na mesma data, os 2.461 detentos em regime semiaberto que estavam no local foram transferidos para o antigo Centro de Detenção Provisória I (CDP I).

A desativação completa do CIR foi autorizada pela juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury, em 14 de dezembro do ano passado. O prédio estava em funcionamento desde 1979 e abrigava reeducandos do regime semiaberto para realizar trabalhos internamente e aguardar o usufruto dos benefícios externos concedidos pela Justiça.

O secretário de Administração Penitenciária do DF, delegado aposentado Geraldo Luiz Nugoli, afirmou que a desativação do centro é um marco na história do sistema prisional. “Esta data deve ser bastante comemorada por todos os atores envolvidos na execução penal e pela sociedade como um todo. Conseguimos desativar uma das unidades penais mais antigas do DF e, ao mesmo tempo, resolver o problema da superlotação no semiaberto do Complexo da Papuda.”

Outros mil reeducandos que cumprem pena nas Penitenciárias I e II do DF (PDFs I e II), voltadas para a custódia de detentos do regime fechado, também irão para o novo CIR. O intuito é que todos os custodiados do regime semiaberto, lotados no Complexo da Papuda, fiquem reunidos em um só lugar.

Antes de receber os detentos do centro, o espaço era ocupado por presos provisórios. Esse grupo foi transferido na última semana para a Unidade de Detenção Provisória Desembargador George Lopes Leite, em São Sebastião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?