metropoles.com

Preso é condenado a 16 anos por matar outro detento na Papuda

A vítima era outro detento da Papuda. O homem foi perfurado com um instrumento artesanal em um momento de repouso durante o banho de sol

atualizado

Compartilhar notícia

PMDF/divulgação
estoques
1 de 1 estoques - Foto: PMDF/divulgação

Marcos Barros dos Santos, conhecido por Qualhada, foi condenado a 16 anos de prisão por matar Rubens Ricardo Nascimento dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. Ambos eram detentos da prisão. A decisão é do Tribunal do Júri de Brasília e ainda cabe recurso.

O crime aconteceu na manhã de 8 de novembro de 2020, por volta de 11h40. De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a vítima foi surpreendida em um momento de repouso durante o banho de sol. Nascimento foi perfurado várias vezes com um “estoque”, instrumento artesanal cortante (como o da imagem em destaque).

Em juízo, os policiais penais disseram que o ataque só parou depois de dispararem com uma arma não letal. Um dos tiros atingiu o condenado.

O condenado, ao ser interrogado, alegou que ele é quem estaria sendo perseguido pela vítima no pátio e que atingiu Rubens depois de conseguir tomar-lhe o estoque. Segundo decisões judiciais, a alegação contraria o que disseram os policiais.

Qualhada foi condenado por homicídio qualificado, mediante uso de recurso que dificultou a defesa. Ele irá cumprir a pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade.

De acordo com o processo, na folha de antecedentes penais do réu constam crimes de homicídio, furto, ameaça, desacato, dano e art. 21 da Lei de Contravenões Penais (vias de fato). Na DCA consta roubos, furtos, estelionatos, lesão corporal e homicídio.

A reportagem não localizou a defesa do condenado para comentar a decisão da Justiça.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?