Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Posto do DF fica sem seringas para a vacinação contra a gripe nesta 4ª

Segundo a Secretaria de Saúde, a falta se deu por conta da alta demanda com a ampliação da campanha para toda a população

07/07/2021 14:27, atualizado 07/07/2021 14:28
Reprodução
Aviso de falta de seringas em posto de saúde

Moradores do Distrito Federal que procuraram a Sala de Vacinas da Administração Regional de Águas Claras na manhã desta quarta-feira (7/7) para se vacinar contra a gripe não conseguiram a imunização devido a uma falta de seringas na unidade. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, está sendo providenciada a reposição para o período da tarde.

Conforme a pasta, o problema nesta manhã foi “pontual” e “não há faltas de seringas na Rede de Saúde do DF”. De acordo com a secretaria, a situação no posto de Águas Claras ocorreu por conta da alta demanda “com a abertura da campanha para toda a população”.

Veja a nota completa da SES-DF:

“A Secretaria de Saúde esclarece que ocorreu uma falta pontual de seringas na parte da manhã. Já está sendo providenciado (sic) a reposição para o período da tarde e a continuidade da vacinação.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

O revés ocorreu em função da alta demanda que ocorreu durante o período da manhã com a abertura da campanha para toda a população em uma Sala de Vacinas localizada na administração de Águas Claras. A Sala está ligada a UBS nº 1 do Areal.”

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters
Posto do DF fica sem seringas para a vacinação contra a gripe nesta 4ª - destaque galeria
2 imagens
Um aviso informa a previsão de reposição nesta tarde
Faltaram seringas no posto da Administração de Águas Claras nesta manhã
1 de 2

Faltaram seringas no posto da Administração de Águas Claras nesta manhã

Reprodução
Um aviso informa a previsão de reposição nesta tarde
2 de 2

Um aviso informa a previsão de reposição nesta tarde

Reprodução
Vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde ampliou na segunda-feira (5/7) a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, para as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários. A decisão ocorreu após orientação do Ministério da Saúde, enviada ao DF na noite da última sexta (2/7).

Para receber o imunizante, basta procurar uma das 100 unidades básicas de saúde (UBSs) que aplicam a vacina na capital federal. Esses locais funcionam das 8h às 17h. Veja

aqui onde se vacinar

Carregando PDF...
.

É preciso apresentar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. Caso tenha perdido o cartão, um novo será entregue na unidade de saúde.

Proteção

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.

O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.

Garantir a proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger do novo coronavírus Sars-CoV-2. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela doença.

Covid-19

Caso a pessoa tenha recebido a vacina contra Covid-19, é necessário aguardar 14 dias para se imunizar. O prazo também vale no caso de ter recebido a dose contra influenza e se tiver chegado a vez de se vacinar contra o novo coronavírus.

Quem recebeu a Coronavac deve aguardar 14 dias após completar o esquema vacinal, uma vez que o intervalo entre as doses desse imunizante é curto, de até 28 dias. Ou seja, no caso de quem se vacinou contra Covid-19 com Coronavac, a vacina contra a influenza não pode ser tomada entre a primeira e a segunda dose.