metropoles.com

Rollemberg promete revitalizar Avenida Hélio Prates, em Taguatinga

Governador disse que tem projeto aprovado e recursos para instalação do BRT Eixo Oeste, que ligará Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
rollemberg_helioprates
1 de 1 rollemberg_helioprates - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), participou, nesta terça-feira (4/9), de uma caminhada no comércio da Avenida Hélio Prates, em Taguatinga. O trajeto foi marcado por uma série de interrupções de comerciantes e moradores. Entre abraços, beijos e reivindicações, o candidato à reeleição teve de lidar com as cobranças dos eleitores presentes e até com marca de batom no colarinho.

Valdenice Guedes, de 42 anos, mantém há 12 anos uma loja no local. Ela foi uma das primeiras a desabafar com o gestor: “Os clientes têm dificuldades para acessar o comércio, o cadeirante não consegue chegar na parada de ônibus e o estacionamento é precário”. Em resposta, o socialista comprometeu-se a restaurar a avenida. “O projeto está contratado, já começamos com a iluminação e vamos continuar fazendo a requalificação das calçadas”, garantiu.

Rollemberg também recordou que haverá faixas exclusivas para ônibus do BRT no local. “Já temos recursos para isso”, destacou, em referência à instalação de um corredor de transporte para ligar Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto. O candidato falou ainda sobre a expansão do metrô até o Setor O, com a criação de duas novas estações. “Já está aprovado pelo Ministério das Cidades, aguardando liberação do orçamento federal.”

Outros comerciantes reclamaram da falta de segurança. Segundo eles, as viaturas que fazem ronda na área não são suficientes para impedir os constantes roubos, especialmente no fim do expediente. O vendedor Wagner José Oliveira disse ter sido assaltado há menos de dois meses, quando saía do trabalho, às 19h. “Levaram meu celular e meu relógio. Mesmo com polícia aqui, tive prejuízo de quase dois mil reais”, lamentou.

Saúde
A moradora de Águas Lindas, Luzia Pereira de Sousa, 84, passava pelo local e interrompeu a caminhada de Rollemberg para reclamar da falta de atendimento no posto de saúde do Condomínio Privê, em Ceilândia. “Não consigo atendimento desde abril”. O postulante prometeu resolver a situação e deu à idosa seu número de telefone.

Entre outras reivindicações, surgiu também a pressão por abertura de novas contratações na área. Elis Regina, 36, aprovada em concurso para a Secretaria de Saúde desde 2014, não acredita mais na sua efetivação. “O governador explicou que as nomeações não saíram por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal. Vou ter de estudar tudo de novo, pois o meu concurso vence em 2019”, avaliou.

A ex-secretária de planejamento Leany Lemos (PSB), candidata a primeira suplente de Leila do Vôlei (PSB) no Senado Federal, complementou as informações: “Já foi autorizado, além de outros, o concurso para gestor e auditor das políticas públicas de gestão governamental. Serão 250 vagas”.

Cultura
Por fim, o postulante ao Palácio do Buriti comentou sobre o descaso com os equipamentos culturais de Brasília. “Nós encontramos, praticamente, todos fechados, mas já recuperamos o Espaço Renato Russo e o Centro Cultural de Dança”, pontuou. O governador prometeu, em uma possível nova gestão, priorizar o Teatro Nacional. “Já selecionamos a entidade que irá captar recursos e gerenciar a obra”, disse. Ele também quer concluir o Centro Cultural de Ceilândia e reformar o teatro da praça de Taguatinga.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?