*
 

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) vai mudar de nome e de ação programática. A partir do dia 10 de dezembro, a sigla passa a se chamar Podemos. A presidente nacional será a deputada federal Renata Abreu, de São Paulo. No Distrito Federal, o nome que chefiará a legenda é o deputado distrital Rodrigo Delmasso. Alíás, quem passou pelo gabinete do parlamentar nesta quarta-feira (22/11) já pôde ver o slogan do novo partido.

Considerado um dos partidos que mais cresceu durante a janela partidária e nas últimas eleições municipais, o PTN aumentou o número de prefeitos de 30 para 80. Já o total de vereadores cresceu de 80 para 170. Agora, a intenção da sigla é inovar. “Nossa atuação estará baseada na democracia participativa. Não seremos nem de esquerda, nem de direita. Seremos um partido para frente”, afirmou o presidente local do Podemos, Rodrigo Delmasso.

Embora exista um partido espanhol com o mesmo nome, a sigla brasileira não terá nenhuma ligação com ele. A mudança deve-se a uma pesquisa que identificou a descrença da população na política.  e acordo com o regimento da nova sigla, a população poderá participar das decisões e votar em projetos por meio da internet. A bancada vai poder seguir o que a comunidade escolher. Se tiver um projeto, por exemplo, com 80% de aprovação da internet, oito deputados da bancada votarão a favor e dois contra.