metropoles.com

Parlamentares questionam “paternidade” da nova fase da obra do Metrô

Com ministro das Cidades, Alexandre Baldy, deputados Fraga (DEM) e Rosso (PSD) divulgam vídeo para esclarecer recente anúncio de Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

YouTube/Reprodução
rooso baldy e fraga
1 de 1 rooso baldy e fraga - Foto: YouTube/Reprodução

Três dias após o anúncio, feito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), da aprovação do projeto para expansão do Metrô do Distrito Federal, os deputados federais Rogério Rosso (PSD) e Alberto Fraga (DEM) apresentaram outra versão sobre a conquista. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (15/1), os parlamentares aparecem ao lado do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para, segundo eles, elucidar a versão dada pelo Palácio do Buriti.

Em gravação, o ministro reforça a participação da bancada federal na busca pela real concretização das obras que beneficiem o transporte no DF. “É fundamental este apoio para que vocês, cidadãos e cidadãs que serão beneficiados com uma importantíssima obra de mobilidade urbana, tenham conhecimento de que a luta ao longo dos últimos meses foi muito grande desses homens, e que nos dá condições de mais esta etapa ser cumprida”, diz o ministro em trecho da gravação.

Os dois parlamentares assinaram ainda uma nota em conjunto com o deputado Izalci Lucas (PSDB), na qual questionam a legitimidade da conquista anunciada pelo governo local. “Sempre apoiaremos os projetos que sejam importantes para a melhoria da qualidade de vida da população do DF, mesmo que tenhamos à frente do Executivo local um governador que faz franca oposição ao governo federal”, diz o texto.

 

Em contato com a reportagem, Alberto Fraga explicou: na verdade, o que ocorreu foi a aprovação da Síntese do Projeto Aprovado (SPA), tipo de nota meramente técnica, para formalizar a viabilidade da obra, mas não representa a liberação de recursos. “O anúncio que Rollemberg fez é mentiroso. O que ele conseguiu do ministro foi apenas uma assinatura, a qual foi usada com má intenção pelo Palácio do Buriti”, disparou o deputado.

Paternidade
O político questionou o fato de o governador integrar a oposição ao governo de Michel Temer (PMDB) e ter conquistado uma obra que há vários anos é pleito dos parlamentares com o governo federal. “Para ele anunciar que vai fazer, precisa ter dinheiro. E quem libera o dinheiro é a Caixa Econômica Federal e o presidente da República, para quem ele faz oposição”, emendou Fraga.

Rogério Rosso, também signatário do texto, frisou que a conquista se trata de um avanço do projeto, mas toda a bancada do Distrito Federal tem responsabilidade na aprovação. “Desde quando o ministro das Cidades era o [Gilberto] Kassab, todos nós já buscávamos importantes projetos para a cidade, como os recursos para infraestrutura de Vicente Pires. Quando o Baldy virou ministro, nos encontramos com ele por várias oportunidades”, completou.

Na nota assinada pelos governistas, os parlamentares relembram que a participação de aliados para a liberação de obras é fundamental para os projetos saírem do papel. “Lamentamos que o governador Rodrigo Rollemberg queira trazer para si um assunto que tem sido tratado com prioridade pela bancada federal do DF na Câmara dos Deputados.”

De acordo com o secretário de Comunicação do Distrito Federal, Paulo Fona, o texto aprovado foi o relatório que permitirá a publicação de editais e a realização de licitações ainda neste ano. “De fato, a liberação dos recursos só ocorre depois da contratação das empresas”, afirmou.

A contratação só pode ser feita após licitação prevista para ter início entre maio e junho. “Parece que agora a criança vai nascer, pois surgiram muitos pais. O governador disse que não tem problema em relação à paternidade. Ele cria [o filho]”, alfinetou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?