metropoles.com

Novo vice-presidente da CLDF deve ser escolhido nesta segunda (22)

Sessão extraordinária está marcada para as 15h. Até agora, apenas Juarezão (PSB) demonstrou interesse em concorrer à vaga deixada por Liliane Roriz (PTB). Rollemberg convoca reunião com a base

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
cldf camara legislativa
1 de 1 cldf camara legislativa - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Com a cadeira da vice-presidência vazia desde a última quarta-feira (17/8), quando Liliane Roriz (PTB) renunciou ao cargo após expor colegas em grampos clandestinos, a Câmara Legislativa quer escolher o substituto em sessão extraordinária, na tarde desta segunda (22). Até agora, apenas o distrital Juarezão (PSB) colocou o nome na disputa. Para a votação ser aberta, é necessário que ao menos 13 distritais estejam em plenário. Horas antes da sessão, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) marcou uma reunião com a base aliada, na Residência Oficial de Águas Claras, às 12h30.

Liliane entregou o cargo poucas horas antes de gravações clandestinas feitas por ela sugerirem a existência de um suposto esquema de cobrança de propina por parte dos distritais em contratos da Saúde. A denúncia atinge os integrantes da Mesa Diretora da Casa, incluindo a presidente, Celina Leão (PPS), além de Cristiano Araújo (PSD), que não faz parte do órgão. A renúncia também ocorreu no mesmo dia que a 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios julgou recursos da defesa da família Roriz em uma condenação de improbidade administrativa. Liliane é ré na ação, que foi suspensa e será retomada nas próximas semanas.

Desgaste
Para a votação, o plenário terá a volta de Joe Valle (PDT), que deixou a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e volta à Câmara nesta segunda (22).

Embora a vice-presidência da Casa seja um cargo de expressão, muitos distritais estão reticentes em se lançar ao posto até que os efeitos de crise instalada na Câmara sejam mais palpáveis. O nome de Rodrigo Delmasso (PTN), por exemplo, era cotado para a sucessão, mas o parlamentar tem falado aos pares que não estará entre os postulantes à vice-presidência. Delmasso — e os demais colegas — sabe que quem assumir as rédeas do órgão neste momento de crise pode sofrer desgastes.

O chamado de Rollemberg
Enquanto o clima segue quente na Câmara Legislativa, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) vê o momento como a oportunidade de emplacar na vice-presidência da CLDF um integrante do próprio partido. O socialista convocou os 13 distritais da base para uma reunião às 12h30 desta segunda (22). Rollemberg não antecipou o assunto, mas, seguramente, deve querer alinhar o apoio ao correligionário.

Para ser eleito vice-presidente da Casa, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos presentes em plenário, com mínimo de 13 parlamentares na sessão. Se apenas Juarezão disputar o cargo, ele só não ganhará se os votos brancos e nulos superarem os recebidos por ele.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?