metropoles.com

Mãe do deputado Bispo Renato Andrade falece na manhã deste domingo

A morte veio em uma semana de muita tensão para ele. O nome de Andrade é um dos atingidos com as gravações clandestinas feitas por Liliane Roriz (PTB) acusando integrantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa de desvios de recursos da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

David Pena/Divulgação
Mãe Bispo Renato Andrade
1 de 1 Mãe Bispo Renato Andrade - Foto: David Pena/Divulgação

Aos 84 anos, a mãe do deputado Bispo Renato Andrade (PR), Maria Santos Andrade, não resistiu a um problema de saúde e faleceu na manhã deste domingo (21/8). Nascida em Patos de Minas, Maria mudou para Brasília com a família em 1975, quando Andrade tinha 12 anos. Ela estava internada em um hospital particular de Taguatinga havia quase 60 dias, mas o quadro se agravou nesta manhã.

Em nota enviada à imprensa, o deputado lamentou a perda da mãe. “As lágrimas são de saudade, e não de dor, pois sei que a este momento ela já se encontra ao lado do Pai, nosso grandioso Deus. Em nome de todos os meus familiares, peço as orações dos irmãos e amigos”. Maria Andrade deixa oito filhos.

O velório de Maria Andrade será realizado a partir das 15h30 deste domingo (21), na capela 5 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O enterro está previsto para 17h.

A morte da mãe do distrital veio em uma semana de muita tensão para ele. O nome de Andrade é um dos atingidos com as gravações clandestinas feitas por Liliane Roriz (PTB) acusando integrantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa de desvios em recursos da saúde.

Neste sábado, o Metrópoles publicou, com exclusividade, que o nome de um dos assessores de Andrade é apontado por testemunhas do caso como emissário para a cobrança de propina a um empresário. Alexandre Braga Cerqueira é secretário executivo da Terceira Secretaria da Casa, indicado por Bispo Renato.

Contratos com a saúde
Os supostos desvios gravados por Liliane teriam sido feitos com a sobra orçamentária da Casa do ano passado. Em um primeiro momento, os recursos seriam destinados ao GDF para custear reformas nas escolas públicas. De última hora, no entanto, o texto do projeto de lei foi modificado e o dinheiro – R$ 30 milhões de um total de R$ 31 milhões – realocado para a Saúde. O valor foi destinado ao pagamento de serviços vencidos em UTIs da rede pública.

Nas interceptações feitas por Liliane, o ex-secretário-geral da Casa Valério Neves fala que o bispo Renato e o também distrital Júlio César (PRB), líder do governo na Casa, teriam tentado fazer uma negociação com Afonso Assad, presidente da Associação Brasiliense de Construtores. De acordo com o que Neves diz em um dos áudios, o empresário poderia intermediar contratos com a Secretaria de Educação. Mas Assad teria dito que não poderia garantir nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?