metropoles.com

Justiça nega pedido de Rollemberg para suspender propaganda de Ibaneis

Nas peças, emedebista diz que governador entrou “pela janela no Senado”: para procurador eleitoral, “não há nenhuma inverdade na afirmação”

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
ibaneis rollemberg
1 de 1 ibaneis rollemberg - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer contrário ao pedido dos advogados do candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB) para suspender propaganda eleitoral na qual Ibaneis Rocha (MDB) diz que o atual governador “entrou no Senado pela janela”.

Os defensores alegaram que a afirmação era “sabidamente inverídica e ofensiva”. No entanto, a tese foi descartada pelo procurador eleitoral Wellington Luís de Sousa Bonfim. No parecer, ele aponta que “de fato, o ingresso do representante no Senado Federal não foi precedido de aprovação em concurso público, não há nenhuma inverdade na afirmação contestada na representação”.

E completa: “Não se pode ter por ofensivo algo que é verdadeiro. Assim, ante a ausência de divulgação de fato sabidamente inverídico ou ofensivo à honra do candidato representante, o caso é de improcedência da representação”.

Confira a íntegra do parecer do MPE:

Parecer MPE — Suspensão de propaganda de Ibaneis Rocha by Metropoles on Scribd

 

O parecer foi em resposta a recurso apresentado pelos defensores de Rollemberg após o pedido, liminar e em caráter de urgência, ter sido negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O desembargador eleitoral Jackson Domenico também entendeu não haver ilegalidade no conteúdo divulgado na propaganda exibida no rádio e na TV pela campanha do emedebista.

Além disso, Domenico lembrou que a Constituição Federal “assegura o direito de a sociedade de ter amplo acesso à informação, bem assim, liberdade de manifestação, sob qualquer forma, sendo vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.

Além de pedir a suspensão da veiculação da propaganda eleitoral, a defesa de Rollemberg solicitou direito de resposta. As duas demandas foram negadas pelo TRE. Procurada, a assessoria de imprensa de Rodrigo Rollemberg não se manifestou até a última atualização deste texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?