*
 

Depois de intensa negociação, está fechado: Joe Valle (PDT) será o primeiro deputado distrital a assumir uma vaga no primeiro escalão do Executivo. O deputado distrital será o chefe da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A nomeação será nesta sexta-feira (16/10).

O governador Rodrigo Rollemberg anunciou na última terça-feira (13) uma redução no número de secretarias, de 24 para 17. Apresentou, em entrevista coletiva, o nome de todos os titulares, mas a maior pasta ficou sem um secretário. Nos bastidores, Joe exigia do governador a separação da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural da supersecretaria para manter José Guilherme no cargo. Conseguiu.

Em troca, Rollemberg continua com o apoio do PDT e ainda ganha um deputado do PSB na Câmara Legislativa para reforçar a base de apoio. No lugar de Joe, quem assume a cadeira no Legislativo é o suplente Roosevelt Vilela, do mesmo partido do governador.

O novo secretário terá a missão de gerir a pasta com 20% a menos no quadro de pessoal, uma vez que o governador determinou que ele faça a redução tão logo assuma o cargo. Cerca de 1,5 mil servidores estarão sob o guarda-chuva de sua administração, entre efetivos e comissionados.

Um dos compromissos de Joe assim que acertou sua ida para o Executivo foi o de dar continuidade a programas sociais, como Bolsa Família.

Para contornar a falta de recursos, o deputado promete aplicar uma política de solidariedade, “baseada no incentivo ao microempreendedor individual, com acesso a microcréditos”.

De volta para o Senado
Joe Valle não é a única novidade do dia. O ex-secretário de Mobilidade Carlos Tomé disse, em uma festa de despedida com servidores da pasta, que volta para o Senado. Ele rejeitou o convite de Rodrigo Rollemberg (PSB) para assumir a chefia do Gabinete do Governador.

Na nova estrutura administrativa, a Mobilidade ficou com Marcos Dantas, ex-secretário de Relações Institucionais. Tomé foi preterido e perdeu a vaga para o seu colega de partido e presidente do PSB.

Leia a análise do jornalista Maranhão Viegas

 

 

COMENTE

GDFsecretariaJoe Valle
comunicar erro à redação

Leia mais: Política